APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E RENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR DE SANTA BRÍGIDA (BA): DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE.
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1488 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E RENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR DE SANTA BRÍGIDA (BA): DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE." "resumo" => "O esporte se caracteriza como um grande fenômeno sociocultural da humanidade e acaba possuindo um grande número de adeptos no mundo inteiro. Na escola, esse fenômeno social, muitas vezes acaba seguindo uma linha que em nada contribui para a aprendizagem e formação global dos alunos perdendo assim o sentido relacionado à aprendizagem pedagógica. Nas aulas de Educação física muitas vezes o que se observa em relação ao esporte é a sua aplicação voltada para o rendimento (levando o aluno a repetir gestos e técnicas tradicionais e provocando exclusão para quem não consegue atender as expectativas) ou para a simples participação (eliminando um espaço de aprendizagem para dar margem a momentos recreativos, sem compromisso com a evolução do aluno). Percebe-se que no município de Santa Brígida – BA, o esporte muitas vezes acaba deixando de proporcionar o que poderia e o que deveria quanto ao compromisso que as escolas e em especial os professores de Educação física possuem em relação à formação discente. Foi diante dessas atestações que surgiu o interesse de pesquisar sobre quais são as contribuições que as dimensões sociais do esporte podem fornecer para as dimensões física, social e mental dos alunos do 2º ano (C) do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Essa necessidade científica de pesquisa se justifica pelo fato de que historicamente o esporte em tal instituição sempre caminhou desordenadamente por tais vertentes, não apresentando um caráter único, eficaz e formador para os alunos. Tal pesquisa se faz vital para saber conduzir o processo de ensino/aprendizagem da maneira mais eficaz possível, agregando valores antes não construídos, verificando carências e então suprir necessidades até então não fomentadas. Referente à metodologia, a investigação se pautou em um caráter qualitativo a níveis de conhecimentos descritivo-explicativos. Foi realizada uma pesquisa ação com entrevistas aos alunos da referida instituição de ensino, gerando instrumentos que permitissem a construção do trabalho. Conclui-se com a análise do trabalho, que as aulas de educação física devem proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos, agregando conhecimentos e valores a sua formação social, desenvolvendo assim as suas dimensões sociais, físicas e psicológicas dentro do espaço escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA, ESPORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ JAFÉR DOS SANTOS PAES" "autor_nome_curto" => "LUIZ JAFÉR" "autor_email" => "luizjafer@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS (AGES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1488 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E RENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR DE SANTA BRÍGIDA (BA): DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE." "resumo" => "O esporte se caracteriza como um grande fenômeno sociocultural da humanidade e acaba possuindo um grande número de adeptos no mundo inteiro. Na escola, esse fenômeno social, muitas vezes acaba seguindo uma linha que em nada contribui para a aprendizagem e formação global dos alunos perdendo assim o sentido relacionado à aprendizagem pedagógica. Nas aulas de Educação física muitas vezes o que se observa em relação ao esporte é a sua aplicação voltada para o rendimento (levando o aluno a repetir gestos e técnicas tradicionais e provocando exclusão para quem não consegue atender as expectativas) ou para a simples participação (eliminando um espaço de aprendizagem para dar margem a momentos recreativos, sem compromisso com a evolução do aluno). Percebe-se que no município de Santa Brígida – BA, o esporte muitas vezes acaba deixando de proporcionar o que poderia e o que deveria quanto ao compromisso que as escolas e em especial os professores de Educação física possuem em relação à formação discente. Foi diante dessas atestações que surgiu o interesse de pesquisar sobre quais são as contribuições que as dimensões sociais do esporte podem fornecer para as dimensões física, social e mental dos alunos do 2º ano (C) do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Essa necessidade científica de pesquisa se justifica pelo fato de que historicamente o esporte em tal instituição sempre caminhou desordenadamente por tais vertentes, não apresentando um caráter único, eficaz e formador para os alunos. Tal pesquisa se faz vital para saber conduzir o processo de ensino/aprendizagem da maneira mais eficaz possível, agregando valores antes não construídos, verificando carências e então suprir necessidades até então não fomentadas. Referente à metodologia, a investigação se pautou em um caráter qualitativo a níveis de conhecimentos descritivo-explicativos. Foi realizada uma pesquisa ação com entrevistas aos alunos da referida instituição de ensino, gerando instrumentos que permitissem a construção do trabalho. Conclui-se com a análise do trabalho, que as aulas de educação física devem proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos, agregando conhecimentos e valores a sua formação social, desenvolvendo assim as suas dimensões sociais, físicas e psicológicas dentro do espaço escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA, ESPORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ JAFÉR DOS SANTOS PAES" "autor_nome_curto" => "LUIZ JAFÉR" "autor_email" => "luizjafer@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS (AGES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }