SISTEMATIZANDO AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA LÚDICA COM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1524 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "SISTEMATIZANDO AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA LÚDICA COM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO" "resumo" => "O presente relato tem como objetivo descrever e fazer uma análise crítica da experiência vivenciada em aulas aplicadas na Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida. O trabalho refere-se a experiência realizada na disciplina de “Educação Física no Ensino Fundamental” cursada no primeiro semestre de 2012. A experiência consistiu em planejar e aplicar três aulas, nas quais ficassem evidente a sistematização do conteúdo Jogos ou Lutas para uma turma do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido pelo grupo (graduandos de Educação Física - Licenciatura no 5º período) foi o conteúdo Lutas, com foco no Judô. Os temas das aulas foram: Leãozinho, Puxa-puxa e Casulo, respectivamente, tudo isso partindo de uma base teórica sobre os assuntos. As aulas foram ministradas nos dias 11 e 12/06/2012, para uma turma com média de 30 alunos, contendo um aluno com deficiência intelectual, do 2º ano do Ensino Fundamental, com crianças com faixa etária de 7 e 8 anos. .No geral, cremos que nosso objetivo de mostrar que é possível aplicar aulas proveitosas, atrativas e interessantes foi alcançado. As três aulas ministradas nos permitiu mostrar e acreditar que é possível utilizar o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física escolar, conhecer e vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Natal, diminuindo certos preconceitos quanto à mesma, ver sua prática pedagógica, no que se refere ao processo educacional, compreender e analisar a importância da sistematização e dos aspectos didático-metodológicos da Educação Física, de se ter variedades de recursos didáticos e de uma relação exitosa professor/alunos. Essa atividade definitivamente foi de suma valia e com certeza, contribuiu de forma significativa para a nossa formação. Vimos o quanto é necessário aliar o conhecimento teórico com as experiências empíricas. Não é fácil, mas quando há preparação, planejamento, as coisas se tornam possíveis de se realizarem." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LUTAS, SISTEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DE ANDRADE PINHEIRO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA PINHEIRO" "autor_email" => "rafinhapinheiro_@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1524 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "SISTEMATIZANDO AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA LÚDICA COM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO" "resumo" => "O presente relato tem como objetivo descrever e fazer uma análise crítica da experiência vivenciada em aulas aplicadas na Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida. O trabalho refere-se a experiência realizada na disciplina de “Educação Física no Ensino Fundamental” cursada no primeiro semestre de 2012. A experiência consistiu em planejar e aplicar três aulas, nas quais ficassem evidente a sistematização do conteúdo Jogos ou Lutas para uma turma do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido pelo grupo (graduandos de Educação Física - Licenciatura no 5º período) foi o conteúdo Lutas, com foco no Judô. Os temas das aulas foram: Leãozinho, Puxa-puxa e Casulo, respectivamente, tudo isso partindo de uma base teórica sobre os assuntos. As aulas foram ministradas nos dias 11 e 12/06/2012, para uma turma com média de 30 alunos, contendo um aluno com deficiência intelectual, do 2º ano do Ensino Fundamental, com crianças com faixa etária de 7 e 8 anos. .No geral, cremos que nosso objetivo de mostrar que é possível aplicar aulas proveitosas, atrativas e interessantes foi alcançado. As três aulas ministradas nos permitiu mostrar e acreditar que é possível utilizar o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física escolar, conhecer e vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Natal, diminuindo certos preconceitos quanto à mesma, ver sua prática pedagógica, no que se refere ao processo educacional, compreender e analisar a importância da sistematização e dos aspectos didático-metodológicos da Educação Física, de se ter variedades de recursos didáticos e de uma relação exitosa professor/alunos. Essa atividade definitivamente foi de suma valia e com certeza, contribuiu de forma significativa para a nossa formação. Vimos o quanto é necessário aliar o conhecimento teórico com as experiências empíricas. Não é fácil, mas quando há preparação, planejamento, as coisas se tornam possíveis de se realizarem." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LUTAS, SISTEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DE ANDRADE PINHEIRO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA PINHEIRO" "autor_email" => "rafinhapinheiro_@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }