CICLO DE PALESTRAS E ATIVIDADES EXTRACLASSE: ALTERNATIVAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS.
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1404 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 57 "titulo" => "CICLO DE PALESTRAS E ATIVIDADES EXTRACLASSE: ALTERNATIVAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS." "resumo" => "Visando promover o desenvolvimento do aprendizado de alunos surdos acerca dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, realizamos, em parceria com outras instituições educacionais e também com a Polícia Militar, um ciclo de palestras e atividades extraclasse para tais alunos, estudantes da Escola de Estadual de Audiocomunicação Demósthenes Cunha Lima – EDAC. Esta ação teve relevância para docentes, discentes e convidados, uma vez que favoreceu, além da aquisição de conhecimentos sobre os temas transversais dos PCN, interação socioeducacional entre surdos e ouvintes. O que nos motivou a desenvolvê-la foi a forte demanda dos estudantes e familiares em conhecer mais e melhor sobre temas como drogas, sexualidade e cidadania, dentre outros, considerando as limitações de tais sujeitos, frente aos revezes que lhes são impostos pela vida, que vão desde a barreira linguística até a suscetibilidade à ação criminosa de traficantes e outros aproveitadores. Nosso trabalho teve por objetivo orientar os alunos acerca de assuntos como acessibilidade e cidadania, cuidados com a saúde corporal, aquisição/manutenção de hábitos saudáveis e o perigo do uso das drogas, entre outros. Além das palestras ministradas, houve aferição de pressão arterial, cálculo do IMC, exames de glicemia e uma visita a um parque da cidade. As atividades foram realizadas nos meses de julho, agosto e setembro de 2012, em parceria com a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, e também com alunos dos cursos de enfermagem da UEPB e de arquitetura, da FACISA. O trabalho, idealizado pelos professores da EDAC, contou com a colaboração dos pais de alunos e das intérpretes de Libras da escola, que possibilitaram a comunicação com os cerca de cento e cinco alunos de ambos os sexos, em diversas faixas etárias, estudantes dos ensinos fundamental e médio. Dentre as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, destacaram-se a barreira linguística e a falta de conhecimento básico dos discentes sobre os temas trabalhados, dado suas limitações específicas. Entretanto, a ajuda profissional das intérpretes e o acolhimento com que foram tratados os alunos surdos pelos colaboradores, facilitaram nosso sucesso. Pretendíamos, ao final, conferir-lhes momentos de socialização, aprendizado e lazer, mas para nossa surpresa e contentamento, conseguimos ir além, uma vez que os discentes se mostraram indivíduos de amplas possibilidades quando estimulados a produzir conhecimentos fora do contexto da rotina escolar. Criou-se um ambiente de amizade e parceria entre alunos da EDAC e demais sujeitos participantes, o que nos fez aprender, sobretudo, que uma sociedade mais justa e uma convivência mais humana são possíveis, apesar das barreiras enfrentadas diariamente por cada pessoa. O sucesso das ações realizadas nos impulsiona a prosseguir na mesma linha. Por sugestão dos participantes, estamos desenvolvendo um projeto para perenizar ações desse tipo dentro e fora da escola, favorecendo novas gerações de alunos e professores. Apresentar tal relato de experiência neste Congresso nos possibilitará contribuir com práticas docentes de sucesso, mesmo em condições adversas no ambiente laboral." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde" "palavra_chave" => "SURDOS, ATIVIDADES EXTRACLASSE, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO JOSÉ SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "DANILO QUEIROZ" "autor_email" => "zedanilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1404 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 57 "titulo" => "CICLO DE PALESTRAS E ATIVIDADES EXTRACLASSE: ALTERNATIVAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS." "resumo" => "Visando promover o desenvolvimento do aprendizado de alunos surdos acerca dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, realizamos, em parceria com outras instituições educacionais e também com a Polícia Militar, um ciclo de palestras e atividades extraclasse para tais alunos, estudantes da Escola de Estadual de Audiocomunicação Demósthenes Cunha Lima – EDAC. Esta ação teve relevância para docentes, discentes e convidados, uma vez que favoreceu, além da aquisição de conhecimentos sobre os temas transversais dos PCN, interação socioeducacional entre surdos e ouvintes. O que nos motivou a desenvolvê-la foi a forte demanda dos estudantes e familiares em conhecer mais e melhor sobre temas como drogas, sexualidade e cidadania, dentre outros, considerando as limitações de tais sujeitos, frente aos revezes que lhes são impostos pela vida, que vão desde a barreira linguística até a suscetibilidade à ação criminosa de traficantes e outros aproveitadores. Nosso trabalho teve por objetivo orientar os alunos acerca de assuntos como acessibilidade e cidadania, cuidados com a saúde corporal, aquisição/manutenção de hábitos saudáveis e o perigo do uso das drogas, entre outros. Além das palestras ministradas, houve aferição de pressão arterial, cálculo do IMC, exames de glicemia e uma visita a um parque da cidade. As atividades foram realizadas nos meses de julho, agosto e setembro de 2012, em parceria com a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, e também com alunos dos cursos de enfermagem da UEPB e de arquitetura, da FACISA. O trabalho, idealizado pelos professores da EDAC, contou com a colaboração dos pais de alunos e das intérpretes de Libras da escola, que possibilitaram a comunicação com os cerca de cento e cinco alunos de ambos os sexos, em diversas faixas etárias, estudantes dos ensinos fundamental e médio. Dentre as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, destacaram-se a barreira linguística e a falta de conhecimento básico dos discentes sobre os temas trabalhados, dado suas limitações específicas. Entretanto, a ajuda profissional das intérpretes e o acolhimento com que foram tratados os alunos surdos pelos colaboradores, facilitaram nosso sucesso. Pretendíamos, ao final, conferir-lhes momentos de socialização, aprendizado e lazer, mas para nossa surpresa e contentamento, conseguimos ir além, uma vez que os discentes se mostraram indivíduos de amplas possibilidades quando estimulados a produzir conhecimentos fora do contexto da rotina escolar. Criou-se um ambiente de amizade e parceria entre alunos da EDAC e demais sujeitos participantes, o que nos fez aprender, sobretudo, que uma sociedade mais justa e uma convivência mais humana são possíveis, apesar das barreiras enfrentadas diariamente por cada pessoa. O sucesso das ações realizadas nos impulsiona a prosseguir na mesma linha. Por sugestão dos participantes, estamos desenvolvendo um projeto para perenizar ações desse tipo dentro e fora da escola, favorecendo novas gerações de alunos e professores. Apresentar tal relato de experiência neste Congresso nos possibilitará contribuir com práticas docentes de sucesso, mesmo em condições adversas no ambiente laboral." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde" "palavra_chave" => "SURDOS, ATIVIDADES EXTRACLASSE, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO JOSÉ SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "DANILO QUEIROZ" "autor_email" => "zedanilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }