DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS: EFEITO DA ASSIMETRIA LATERAL
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1530 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS: EFEITO DA ASSIMETRIA LATERAL" "resumo" => "Lateralidade representa a conscientização integrada e simbólica dos dois lados do corpo, esquerdo e direito, pressupondo a noção de linha média e já está presente logo no inicio da infância. A infância é uma fase significativa do desenvolvimento motor humano, pois nela se iniciam e estabilizam-se as principais ações humanas de locomoção, de manipulação e de equilíbrio. O conhecimento e monitoramento das alterações no desenvolvimento motor acontecem por meio da avaliação do desempenho motor humano. Considerando que a lateralidade pode afetar o desempenho, o presente estudo teve como objetivo analisar a competência motora de crianças com diferentes graus de assimetria lateral em tarefas de destreza manual, controle de objetos e equilíbrio estático e dinâmico. Mais especificamente, este estudo buscou identificar o grau de assimetria das crianças, de acordo com idade e gênero, e comparar o seu desempenho em tarefas de habilidades com bola. Participaram desse estudo 79 crianças, de ambos os gêneros, com idade de 7 a 10 anos, matriculadas em uma escola da rede municipal de ensino. O grau de assimetria foi identificado por meio do Inventário de Dominância Manual de Edinburgo (The Edinburgh Inventory), que consiste de dez questões sobre preferência lateral durante a execução de dez tarefas motoras realizadas usualmente pela maioria das pessoas. Posteriormente dois grupos foram formados: um com dominância manual forte e outro com dominância manual fraca ou mista. Para a avaliação do desempenho foi usado duas tarefas de destreza manual (colocando estacas), controle de objetos (receber com as mãos e arremessar o saquinho no alvo) e equilíbrio estático e dinâmico (andar sobre a linha, equilíbrio sobre a prancha e salto sobre esteiras) do teste Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC – 2). A análise dos dados contou com análises descritivas de tendência central e dispersão e a análise inferencial usou o teste U de Mann-Whitney para amostras independentes. O nível de significância adotado foi de 0,05. A análise dos dados indicou que o grupo de crianças com dominância manual fraca foi significativamente superior ao grupo com dominância manual forte apenas na tarefa de andar sobre a linha (p= 0,041). O conjunto dos resultados permite concluir que crianças com dominância manual fraca ou mista parecem ter melhor desempenho na tarefa de equilíbrio dinâmico, andar sobre a linha, que aquelas com dominância forte." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Comportamento Motor" "palavra_chave" => "CRIANÇA, DESTREZA MOTORA, PREFERÊNCIA LATERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNA DUARTE SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYANNA DUARTE" "autor_email" => "rayanna-duarte@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1530 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS: EFEITO DA ASSIMETRIA LATERAL" "resumo" => "Lateralidade representa a conscientização integrada e simbólica dos dois lados do corpo, esquerdo e direito, pressupondo a noção de linha média e já está presente logo no inicio da infância. A infância é uma fase significativa do desenvolvimento motor humano, pois nela se iniciam e estabilizam-se as principais ações humanas de locomoção, de manipulação e de equilíbrio. O conhecimento e monitoramento das alterações no desenvolvimento motor acontecem por meio da avaliação do desempenho motor humano. Considerando que a lateralidade pode afetar o desempenho, o presente estudo teve como objetivo analisar a competência motora de crianças com diferentes graus de assimetria lateral em tarefas de destreza manual, controle de objetos e equilíbrio estático e dinâmico. Mais especificamente, este estudo buscou identificar o grau de assimetria das crianças, de acordo com idade e gênero, e comparar o seu desempenho em tarefas de habilidades com bola. Participaram desse estudo 79 crianças, de ambos os gêneros, com idade de 7 a 10 anos, matriculadas em uma escola da rede municipal de ensino. O grau de assimetria foi identificado por meio do Inventário de Dominância Manual de Edinburgo (The Edinburgh Inventory), que consiste de dez questões sobre preferência lateral durante a execução de dez tarefas motoras realizadas usualmente pela maioria das pessoas. Posteriormente dois grupos foram formados: um com dominância manual forte e outro com dominância manual fraca ou mista. Para a avaliação do desempenho foi usado duas tarefas de destreza manual (colocando estacas), controle de objetos (receber com as mãos e arremessar o saquinho no alvo) e equilíbrio estático e dinâmico (andar sobre a linha, equilíbrio sobre a prancha e salto sobre esteiras) do teste Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC – 2). A análise dos dados contou com análises descritivas de tendência central e dispersão e a análise inferencial usou o teste U de Mann-Whitney para amostras independentes. O nível de significância adotado foi de 0,05. A análise dos dados indicou que o grupo de crianças com dominância manual fraca foi significativamente superior ao grupo com dominância manual forte apenas na tarefa de andar sobre a linha (p= 0,041). O conjunto dos resultados permite concluir que crianças com dominância manual fraca ou mista parecem ter melhor desempenho na tarefa de equilíbrio dinâmico, andar sobre a linha, que aquelas com dominância forte." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Comportamento Motor" "palavra_chave" => "CRIANÇA, DESTREZA MOTORA, PREFERÊNCIA LATERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNA DUARTE SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYANNA DUARTE" "autor_email" => "rayanna-duarte@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }