PROJETO MÍDIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO “BELO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1381 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 625 "titulo" => "PROJETO MÍDIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO “BELO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => "O “Projeto Mídia e Educação”, foi realizado na Escola Estadual Josino Macedo, nos dias 01 e 06 de Novembro de 2012 com o 1º ano B (25 alunos). O projeto foi idealizado a partir de um trabalho solicitado na disciplina “Mídia, Tecnologia e Educação Física”, no qual teríamos que sistematizar dois planos de aula elencando o conteúdo “Mídia e Educação” e seus momentos pedagógicos (Comunicação; Busca de informação; Análise e avaliação da produção profissional de Mídia; Percepção; Produção de Conteúdo midiático próprio; Análise e avaliação da produção de mídia dos estudantes), e aplica-los em uma escola pública local. Contactamos o professor de Educação Física da escola descrita para embasar nossa produção do projeto. Como o mesmo estava ministrando aulas cuja temática era anabolizantes e o uso de energéticos, buscamos problematizar a compreensão de “Corpo” no censo comum do alunado e sua possível relação midiática. Os planos de aula foram planejados sistematicamente da seguinte forma: No primeiro encontro ao qual intitulamos “Meu olhar sobre o Corpo”, questionamos os alunos sobre como eles se sentiam com seus Corpos; se já tinham feito algum tipo de dieta ou atividade física visando a mudança na sua imagem; e se a mídia influenciava na visão de Corpo “Belo” que eles tinham. Ainda neste encontro solicitamos que os mesmos escolhessem alguém da turma que os representassem a partir do diálogo sucedido (os meninos escolheram uma menina e as meninas um menino). Foi feita uma fotografia de cada representante para ser discutida no encontro seguinte. No segundo encontro levamos revistas, tesouras, colas e cartolinas e solicitamos aos mesmos que buscassem imagens de Corpos que eles considerassem “Belos” demos a sugestão de eles montarem esses corpos (intitulamos este momento como “Representando, o que para mim é o Corpo “Belo”). Após montagem dos cartazes, fizemos a exposição do conteúdo midiático apurado e suas possíveis reflexões. Instigando-lhes a refletir sobre como a mídia influencia na nossa compreensão de corpo e de imagem corporal.Abordamos nestes encontros para além do conteúdo de Mídia e Educação, aspectos psicomotores pertinentes a nossa condição de ser. São eles, a imagem corporal e o esquema corporal, bem como os fizemos refletir a cerca das diversas imagens que a mídia nos impõe e de como esta estética midiática reflete na compreensão do mundo que nos cerca e no caso do relato descrito de como nos enxergamos com Corpos “Belos”. Após a realização dos encontros e dos diálogos realizados fizemos as seguintes considerações: foram bastante significativas para os alunos, pois percebemos a participação efetiva dos mesmos; Que é possível ter um diálogo pertinente com o que a mídia traz a cerca da nossa área de atuação (Educação Física); Que se faz preciso, desenvolver ideias que permitam aos alunos refletirem acerca de sua realidade de forma crítica. Na ocasião pudemos levá-los a refletir não só sobre a imagem de corpo “belo” como também sobre a sexualidade.Desta forma sugerimos mais intervenções, afim de aprofundar as discussões e consequentemente ampliar o processo de aprendizagem por parte dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "MÍDIA, EDUCAÇÃO, CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA" "autor_email" => "analuizaef@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1381 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 625 "titulo" => "PROJETO MÍDIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO “BELO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => "O “Projeto Mídia e Educação”, foi realizado na Escola Estadual Josino Macedo, nos dias 01 e 06 de Novembro de 2012 com o 1º ano B (25 alunos). O projeto foi idealizado a partir de um trabalho solicitado na disciplina “Mídia, Tecnologia e Educação Física”, no qual teríamos que sistematizar dois planos de aula elencando o conteúdo “Mídia e Educação” e seus momentos pedagógicos (Comunicação; Busca de informação; Análise e avaliação da produção profissional de Mídia; Percepção; Produção de Conteúdo midiático próprio; Análise e avaliação da produção de mídia dos estudantes), e aplica-los em uma escola pública local. Contactamos o professor de Educação Física da escola descrita para embasar nossa produção do projeto. Como o mesmo estava ministrando aulas cuja temática era anabolizantes e o uso de energéticos, buscamos problematizar a compreensão de “Corpo” no censo comum do alunado e sua possível relação midiática. Os planos de aula foram planejados sistematicamente da seguinte forma: No primeiro encontro ao qual intitulamos “Meu olhar sobre o Corpo”, questionamos os alunos sobre como eles se sentiam com seus Corpos; se já tinham feito algum tipo de dieta ou atividade física visando a mudança na sua imagem; e se a mídia influenciava na visão de Corpo “Belo” que eles tinham. Ainda neste encontro solicitamos que os mesmos escolhessem alguém da turma que os representassem a partir do diálogo sucedido (os meninos escolheram uma menina e as meninas um menino). Foi feita uma fotografia de cada representante para ser discutida no encontro seguinte. No segundo encontro levamos revistas, tesouras, colas e cartolinas e solicitamos aos mesmos que buscassem imagens de Corpos que eles considerassem “Belos” demos a sugestão de eles montarem esses corpos (intitulamos este momento como “Representando, o que para mim é o Corpo “Belo”). Após montagem dos cartazes, fizemos a exposição do conteúdo midiático apurado e suas possíveis reflexões. Instigando-lhes a refletir sobre como a mídia influencia na nossa compreensão de corpo e de imagem corporal.Abordamos nestes encontros para além do conteúdo de Mídia e Educação, aspectos psicomotores pertinentes a nossa condição de ser. São eles, a imagem corporal e o esquema corporal, bem como os fizemos refletir a cerca das diversas imagens que a mídia nos impõe e de como esta estética midiática reflete na compreensão do mundo que nos cerca e no caso do relato descrito de como nos enxergamos com Corpos “Belos”. Após a realização dos encontros e dos diálogos realizados fizemos as seguintes considerações: foram bastante significativas para os alunos, pois percebemos a participação efetiva dos mesmos; Que é possível ter um diálogo pertinente com o que a mídia traz a cerca da nossa área de atuação (Educação Física); Que se faz preciso, desenvolver ideias que permitam aos alunos refletirem acerca de sua realidade de forma crítica. Na ocasião pudemos levá-los a refletir não só sobre a imagem de corpo “belo” como também sobre a sexualidade.Desta forma sugerimos mais intervenções, afim de aprofundar as discussões e consequentemente ampliar o processo de aprendizagem por parte dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "MÍDIA, EDUCAÇÃO, CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA" "autor_email" => "analuizaef@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }