DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135726 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9406 "inscrito_id" => 3486 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo analisar os principais fundamentos do desenvolvimento profissional docente, à luz das contribuições teóricas de autores referenciais na área, como Day (2000), Novoa (1997; 2009), Schön (1992), Oliveira-Formosinho (2009) dentre outros. Por meio da revisão da literatura, buscou-se compreender como os saberes docentes, a reflexão na ação e as práticas colaborativas e reflexivas contribuem para o desenvolvimento profissional docente, tornando os professores mais autônomos, críticos e comprometidos com a transformação social por meio da educação. Destaca-se o desenvolvimento profissional como um processo reflexivo, colaborativo e situado, efetivado como uma decisão individual mas que exige envolvimento coletivo e institucional, essencial para a melhoria da prática pedagógica e da qualidade da educação. Objetiva refletir sobre o desenvolvimento profissional docente, refletindo, principalmente, sobre seus fundamentos e perspectivas. Sabemos que o percurso profissional docente não é fixo, tem muitas variáveis que influenciam seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, busca-se compreender muitos questionamentos sobre a formação, os saberes, a profissionalidade, a identidade profissional, as vivências dos professores e a influência de tudo isso no seu desenvolvimento profissional. Assim, o processo de desenvolvimento profissional docente representa um dos pilares fundamentais para a consolidação de uma educação de qualidade, equitativa e voltada para a formação integral dos alunos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3486_TB9406_07082025131819.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZENIR MEDEIROS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "LUZENIR" "autor_email" => "luzenirmedeirosb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135726 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9406 "inscrito_id" => 3486 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo analisar os principais fundamentos do desenvolvimento profissional docente, à luz das contribuições teóricas de autores referenciais na área, como Day (2000), Novoa (1997; 2009), Schön (1992), Oliveira-Formosinho (2009) dentre outros. Por meio da revisão da literatura, buscou-se compreender como os saberes docentes, a reflexão na ação e as práticas colaborativas e reflexivas contribuem para o desenvolvimento profissional docente, tornando os professores mais autônomos, críticos e comprometidos com a transformação social por meio da educação. Destaca-se o desenvolvimento profissional como um processo reflexivo, colaborativo e situado, efetivado como uma decisão individual mas que exige envolvimento coletivo e institucional, essencial para a melhoria da prática pedagógica e da qualidade da educação. Objetiva refletir sobre o desenvolvimento profissional docente, refletindo, principalmente, sobre seus fundamentos e perspectivas. Sabemos que o percurso profissional docente não é fixo, tem muitas variáveis que influenciam seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, busca-se compreender muitos questionamentos sobre a formação, os saberes, a profissionalidade, a identidade profissional, as vivências dos professores e a influência de tudo isso no seu desenvolvimento profissional. Assim, o processo de desenvolvimento profissional docente representa um dos pilares fundamentais para a consolidação de uma educação de qualidade, equitativa e voltada para a formação integral dos alunos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3486_TB9406_07082025131819.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZENIR MEDEIROS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "LUZENIR" "autor_email" => "luzenirmedeirosb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }