Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNO COM TEA EM SALA MULTISSERIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135391
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8944
    "inscrito_id" => 2159
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNO COM TEA EM SALA MULTISSERIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma professora da sala regular, atuante em uma turma multisseriada dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de ensino do interior do Estado de São Paulo. A experiência relatada envolve uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado no nível 2 de suporte, que apresenta dificuldades significativas para estabelecer e seguir uma rotina pedagógica. Diante desse desafio, tornou-se necessária a adaptação dos materiais e das estratégias de ensino, com ênfase no uso de recursos de tecnologia assistiva para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. As intervenções pedagógicas foram fundamentadas em autores da Educação Especial e da inclusão, como Mantoan (2003), Mendes (2006), Deliberato (2017) e no Guia de Tecnologia Assistiva do MEC (BRASIL, 2009), que orientam sobre a importância de práticas que respeitem as singularidades dos estudantes com deficiência. Entre os recursos utilizados, destacam-se os materiais visuais digitais, organizadores gráficos interativos e dispositivos que auxiliaram na comunicação e na antecipação de atividades, contribuindo para a construção de uma rotina estruturada e previsível. Os resultados observados indicam avanços significativos na participação da criança nas atividades escolares, no engajamento com os conteúdos e na interação com os colegas. A experiência reforça a importância da formação docente para o uso adequado de tecnologias assistivas e da construção de práticas pedagógicas inclusivas que garantam o direito à aprendizagem de todos os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2159_TB8944_05072025162215.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA PAVAN DAVID"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAVAN"
    "autor_email" => "gabrielapavand@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135391
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8944
    "inscrito_id" => 2159
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNO COM TEA EM SALA MULTISSERIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma professora da sala regular, atuante em uma turma multisseriada dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de ensino do interior do Estado de São Paulo. A experiência relatada envolve uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado no nível 2 de suporte, que apresenta dificuldades significativas para estabelecer e seguir uma rotina pedagógica. Diante desse desafio, tornou-se necessária a adaptação dos materiais e das estratégias de ensino, com ênfase no uso de recursos de tecnologia assistiva para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. As intervenções pedagógicas foram fundamentadas em autores da Educação Especial e da inclusão, como Mantoan (2003), Mendes (2006), Deliberato (2017) e no Guia de Tecnologia Assistiva do MEC (BRASIL, 2009), que orientam sobre a importância de práticas que respeitem as singularidades dos estudantes com deficiência. Entre os recursos utilizados, destacam-se os materiais visuais digitais, organizadores gráficos interativos e dispositivos que auxiliaram na comunicação e na antecipação de atividades, contribuindo para a construção de uma rotina estruturada e previsível. Os resultados observados indicam avanços significativos na participação da criança nas atividades escolares, no engajamento com os conteúdos e na interação com os colegas. A experiência reforça a importância da formação docente para o uso adequado de tecnologias assistivas e da construção de práticas pedagógicas inclusivas que garantam o direito à aprendizagem de todos os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2159_TB8944_05072025162215.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA PAVAN DAVID"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAVAN"
    "autor_email" => "gabrielapavand@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma professora da sala regular, atuante em uma turma multisseriada dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de ensino do interior do Estado de São Paulo. A experiência relatada envolve uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado no nível 2 de suporte, que apresenta dificuldades significativas para estabelecer e seguir uma rotina pedagógica. Diante desse desafio, tornou-se necessária a adaptação dos materiais e das estratégias de ensino, com ênfase no uso de recursos de tecnologia assistiva para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. As intervenções pedagógicas foram fundamentadas em autores da Educação Especial e da inclusão, como Mantoan (2003), Mendes (2006), Deliberato (2017) e no Guia de Tecnologia Assistiva do MEC (BRASIL, 2009), que orientam sobre a importância de práticas que respeitem as singularidades dos estudantes com deficiência. Entre os recursos utilizados, destacam-se os materiais visuais digitais, organizadores gráficos interativos e dispositivos que auxiliaram na comunicação e na antecipação de atividades, contribuindo para a construção de uma rotina estruturada e previsível. Os resultados observados indicam avanços significativos na participação da criança nas atividades escolares, no engajamento com os conteúdos e na interação com os colegas. A experiência reforça a importância da formação docente para o uso adequado de tecnologias assistivas e da construção de práticas pedagógicas inclusivas que garantam o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.