Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CENÁRIO DA ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS/PI: POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A PREMIAÇÃO ALFA-10

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A política de Alfabetização na Idade Certa e a premiação Alfa-10 moldam a educação pública de Bom Jesus/PI, levantando discussões sobre as transformações no cenário da alfabetização nas escolas. Nessa direção, este trabalho apresenta como questão problema: como a política de Alfabetização na Idade Certa e as ações de premiação transformam o cenário da alfabetização nas escolas públicas da cidade de Bom Jesus/PI? Em vista disso, apontamos como objetivo geral: compreender como a política de Alfabetização na Idade Certa e as ações de premiação transformam o cenário da alfabetização nas escolas públicas da cidade de Bom Jesus/PI, trazendo como objetivos específicos: identificar os objetivos, princípios e o funcionamento da política de Alfabetização na Idade Certa no Estado do Piauí; e descrever sobre as possíveis mudanças na rotina e estruturação das escolas para alcançarem a premiação Alfa-10. Para contribuir com a análise dos dados, destacamos autores da área da política e alfabetização, como: Ball (2004); Soares (2005); Gentilli (2008) e outros. No plano metodológico, utilizamos a pesquisa documental, com base na legislação educacional e documentos legais que relatam sobre essa política de alfabetização e premiação das escolas em Bom Jesus/PI, analisando de maneira interpretativa sob a ótica da criticidade. Como resultados, observamos que a etapa da alfabetização se tornou um campo de competições, destacando as melhores (segundo os parâmetros do sistema mercadológico) com premiações, e taxando as escolas que não conseguiram alcançar as metas como fracassadas. Compreendemos que a política de alfabetização é importante, mas, que seja observada todas as situações e fatores que conduziram umas a serem premiadas e outras não; pontuamos também, a necessidade de minimizar as pressões impostas aos professores alfabetizadores e aos alunos, defendendo que, ser alfabetizado é uma necessidade social e humana, não um jogo de premiações e exclusões impostas pelo sistema.

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