CAMINHOS PARA A EQUIDADE NA CIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ÁREAS DE STEM E O PAPEL DA MULHER CIENTISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134702 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7926 "inscrito_id" => 16662 "titulo" => "CAMINHOS PARA A EQUIDADE NA CIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ÁREAS DE STEM E O PAPEL DA MULHER CIENTISTA" "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual, localizada na região do Médio Sudoeste da Bahia. O objetivo é compreender as percepções de alunas do ensino médio integral sobre a carreira científica e o papel das mulheres na ciência, com ênfase nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado a todas as estudantes da unidade escolar. A análise buscou identificar como a abordagem STEAM pode influenciar o interesse pelas ciências, bem como mapear estereótipos, sentimentos e barreiras enfrentadas pelas jovens. Os resultados revelaram que, embora muitas associem a profissão científica a características positivas, como curiosidade e inspiração, poucas se veem atuando como cientistas no futuro. A Biologia foi a área de maior afinidade, seguida por Engenharia e Tecnologia. As estudantes demonstraram reconhecer o potencial dos projetos interdisciplinares para tornar o aprendizado mais interessante, atribuindo à abordagem STEAM um papel importante na motivação para seguir carreiras científicas. Entretanto, desafios persistem. As alunas relataram a ausência de laboratórios, a escassez de eventos como feiras de ciências e a pouca representatividade feminina nas mídias e no ambiente escolar como fatores que dificultam o acesso e o pertencimento à área científica. Nesse contexto, promover a equidade de gênero na ciência torna-se essencial, especialmente para meninas de regiões interioranas, que frequentemente têm contato restrito com outras realidades. Estimular, desde cedo, o interesse e a autoconfiança dessas estudantes pode ser decisivo para ampliar sua participação em espaços historicamente ocupados por homens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16662_TB7926_29042025235440.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA OLIVEIRA DOS SANTOS VIANA" "autor_nome_curto" => "BIANCA Viana" "autor_email" => "biancaviana06@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134702 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7926 "inscrito_id" => 16662 "titulo" => "CAMINHOS PARA A EQUIDADE NA CIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ÁREAS DE STEM E O PAPEL DA MULHER CIENTISTA" "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual, localizada na região do Médio Sudoeste da Bahia. O objetivo é compreender as percepções de alunas do ensino médio integral sobre a carreira científica e o papel das mulheres na ciência, com ênfase nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado a todas as estudantes da unidade escolar. A análise buscou identificar como a abordagem STEAM pode influenciar o interesse pelas ciências, bem como mapear estereótipos, sentimentos e barreiras enfrentadas pelas jovens. Os resultados revelaram que, embora muitas associem a profissão científica a características positivas, como curiosidade e inspiração, poucas se veem atuando como cientistas no futuro. A Biologia foi a área de maior afinidade, seguida por Engenharia e Tecnologia. As estudantes demonstraram reconhecer o potencial dos projetos interdisciplinares para tornar o aprendizado mais interessante, atribuindo à abordagem STEAM um papel importante na motivação para seguir carreiras científicas. Entretanto, desafios persistem. As alunas relataram a ausência de laboratórios, a escassez de eventos como feiras de ciências e a pouca representatividade feminina nas mídias e no ambiente escolar como fatores que dificultam o acesso e o pertencimento à área científica. Nesse contexto, promover a equidade de gênero na ciência torna-se essencial, especialmente para meninas de regiões interioranas, que frequentemente têm contato restrito com outras realidades. Estimular, desde cedo, o interesse e a autoconfiança dessas estudantes pode ser decisivo para ampliar sua participação em espaços historicamente ocupados por homens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16662_TB7926_29042025235440.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA OLIVEIRA DOS SANTOS VIANA" "autor_nome_curto" => "BIANCA Viana" "autor_email" => "biancaviana06@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }