Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O uso de recursos didático-pedagógicos em sala de aula é essencial para facilitar o aprendizado de conteúdos complexos, especialmente nas disciplinas de ciências e biologia. Esses recursos permitem que os alunos visualizem e compreendam melhor estruturas e processos que, de outra forma, seriam abstratos ou difíceis de imaginar. Além disso, eles promovem uma boa interação entre teoria e prática e contribuem para a assimilação do conhecimento, despertando o interesse e a participação dos estudantes (Castoldi; Polinarski, 2009). Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de produção de um material didático dinâmico e que represente de forma didática as principais estruturas do sistema sensorial olfativo, bem como facilitar o entendimento de aspectos anatômicos e funcionais do sistema olfativo por meio da construção manual do modelo. De forma complementar, o jogo da memória olfativo tem por objetivo estimular e ampliar o desenvolvimento da memória olfativa, aguçar a sensibilidade sensorial e desenvolver habilidades de concentração, discriminação e seleção através do cheiro. O modelo didático e o jogo da memória foram produzidos utilizando materiais como isopor, EVA, TNT e massinha de modelar. Além disso, foi elaborado um guia para orientar com clareza a sua construção. Com isso, espera-se que essas ferramentas pedagógicas promovam uma melhor visualização das estruturas anatômicas, como a cavidade nasal, o bulbo olfativo e os nervos olfativos e suas respectivas funções. Juntas, essas metodologias podem promover uma boa conexão entre teoria e prática nas disciplinas de anatomia, ciências e biologia.

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