Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONCEPÇÃO DOS INTEGRANTES DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134577
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7723
    "inscrito_id" => 2423
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DOS INTEGRANTES DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A presente pesquisa encontra-se voltada para a organização escolar, tendo em vista o planejamento e organização, em relação a disciplina Educação Física. Justifica-se pelas significativas mudanças, uma vez que os métodos de ensino, bem como suas práticas pedagógicas têm evoluído. Portanto, este trabalho tem como problemática: qual a funcionalidade dos integrantes da organização escolar, bem como as suas concepções acerca das práticas pedagógicas da disciplina Educação Física? Tem-se como objetivo: analisar as práticas pedagógicas que norteiam o ensino da Educação Física e verificar as concepções dos indivíduos que compõem a organização escolar. Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, com estudo exploratório, uma abordagem qualitativa e uma análise comparativa, o qual buscou na literatura conceitos, históricos e pesquisas que apontem a importância da Educação Física escolar, o papel do professor frente as mudanças e implementações de práticas pedagógicas ao longo do tempo, bem como a versão errónea de integrantes da comunidade escolar que por vezes considera a disciplina apenas como uma oportunidade de lazer. Nos estudos teóricos é apontado, que ainda é preciso vencer barreiras quanto a visão da disciplina na comunidade escolar acerca de como pode ser promissor o ensino da Educação Física, bem como tudo o que nela está inserido. Conclui-se a necessidade da discussão sobre o entendimento do trabalho pedagógico do professor, uma vez que existem interferências causadas pelos agentes externos que dificultam a produtividade e o alcance de resultados satisfatórios em sala de aula. Portanto, há a necessidade de continuar inovando e ofertando métodos que valorizem a profissão, seus benefícios e contribuições para o desenvolvimento de um cidadão independente, saudável, social e desenvolvido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2423_TB7723_29042025213937.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIRÔA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Paula"
    "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134577
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7723
    "inscrito_id" => 2423
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DOS INTEGRANTES DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A presente pesquisa encontra-se voltada para a organização escolar, tendo em vista o planejamento e organização, em relação a disciplina Educação Física. Justifica-se pelas significativas mudanças, uma vez que os métodos de ensino, bem como suas práticas pedagógicas têm evoluído. Portanto, este trabalho tem como problemática: qual a funcionalidade dos integrantes da organização escolar, bem como as suas concepções acerca das práticas pedagógicas da disciplina Educação Física? Tem-se como objetivo: analisar as práticas pedagógicas que norteiam o ensino da Educação Física e verificar as concepções dos indivíduos que compõem a organização escolar. Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, com estudo exploratório, uma abordagem qualitativa e uma análise comparativa, o qual buscou na literatura conceitos, históricos e pesquisas que apontem a importância da Educação Física escolar, o papel do professor frente as mudanças e implementações de práticas pedagógicas ao longo do tempo, bem como a versão errónea de integrantes da comunidade escolar que por vezes considera a disciplina apenas como uma oportunidade de lazer. Nos estudos teóricos é apontado, que ainda é preciso vencer barreiras quanto a visão da disciplina na comunidade escolar acerca de como pode ser promissor o ensino da Educação Física, bem como tudo o que nela está inserido. Conclui-se a necessidade da discussão sobre o entendimento do trabalho pedagógico do professor, uma vez que existem interferências causadas pelos agentes externos que dificultam a produtividade e o alcance de resultados satisfatórios em sala de aula. Portanto, há a necessidade de continuar inovando e ofertando métodos que valorizem a profissão, seus benefícios e contribuições para o desenvolvimento de um cidadão independente, saudável, social e desenvolvido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2423_TB7723_29042025213937.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIRÔA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Paula"
    "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa encontra-se voltada para a organização escolar, tendo em vista o planejamento e organização, em relação a disciplina Educação Física. Justifica-se pelas significativas mudanças, uma vez que os métodos de ensino, bem como suas práticas pedagógicas têm evoluído. Portanto, este trabalho tem como problemática: qual a funcionalidade dos integrantes da organização escolar, bem como as suas concepções acerca das práticas pedagógicas da disciplina Educação Física? Tem-se como objetivo: analisar as práticas pedagógicas que norteiam o ensino da Educação Física e verificar as concepções dos indivíduos que compõem a organização escolar. Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, com estudo exploratório, uma abordagem qualitativa e uma análise comparativa, o qual buscou na literatura conceitos, históricos e pesquisas que apontem a importância da Educação Física escolar, o papel do professor frente as mudanças e implementações de práticas pedagógicas ao longo do tempo, bem como a versão errónea de integrantes da comunidade escolar que por vezes considera a disciplina apenas como uma oportunidade de lazer. Nos estudos teóricos é apontado, que ainda é preciso vencer barreiras quanto a visão da disciplina na comunidade escolar acerca de como pode ser promissor o ensino da Educação Física, bem como tudo o que nela está inserido. Conclui-se a necessidade da discussão sobre o entendimento do trabalho pedagógico do professor, uma vez que existem interferências causadas pelos agentes externos que dificultam a produtividade e o alcance de resultados satisfatórios em sala de aula. Portanto, há a necessidade de continuar inovando e ofertando métodos que valorizem a profissão, seus benefícios e contribuições para o desenvolvimento de um cidadão independente, saudável, social e desenvolvido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.