TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO POTENCIALIZADORAS DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.
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Nesse sentido, este trabalho visa discorrer acerca da importância das tecnologias educacionais para a inclusão do aluno surdo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, a partir do subprojeto “Práticas literárias na inclusão do aluno surdo”, vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará. Para isso, destaca-se a criação de um e-book interativo intitulado “MODERNISMO NO BRASIL”, o qual teve como objetivo auxiliar os discentes surdos na compreensão do movimento literário modernista e intervir nos seus estudos individuais para o ENEM. O material foi utilizado como recurso metodológico a partir da implementação de uma oficina, destinada aos alunos do 2º ano do ensino médio, para discutir sobre o gênero literário. Este trabalho apoia-se, assim, nos estudos sobre o uso de materiais bilíngues para a formação qualitativa dos surdos (Capovila, 2000), a elaboração de novas estratégias e métodos de ensino que sejam adequados às particularidades do aluno com surdez (Fernandes, 2017) e a importância da tecnologia assistiva (TA) como ferramenta para a inclusão (Sonza; Salton; Strapazzon, 2015). Como resultados, os quais foram recolhidos e analisados mediante ao diário de campo, destacam-se a compreensão dos discentes acerca do conteúdo abordado, o bom êxito nas atividades solicitadas, assim como o desenvolvimento de pinturas artísticas autorais inspiradas nas vanguardas europeias." 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