Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS CORPORAIS INFANTIS EM UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As crianças libertam o corpo mesmo convidadas a sentar e calar seguindo as demandas sociais e políticas. Entretanto, o corpo infantil não encolhe, expande. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo mostrar as potências das experiências corporais infantis pelas narrativas da professora durante esses encontros com as crianças da pré-escola, na componente curricular Educação Física, em um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) no Município do Rio de Janeiro. E para isso, há necessidade de problematizar as corporeidades das infâncias nas suas interações e brincadeiras, nesse espaço pedagógico, e identificar nos/dos/com os cotidianos as experiências que trazem a potência dos infantis. Imagens e narrativas que tomam posições políticas, éticas e estéticas, e possibilitam afetar os sentidos, ter atenção aos detalhes, se abrir, desligar-se, estar a disposição do imprevisto, da incerteza, do desconhecido. E esses encontros, na direção contrária do instituído, esses diferentes lugares e tempos com a Educação Infantil segue uma educação a contrapelo com intencionalidade de propostas que provocam a criação, explorar sentidos e materiais, como um canteiro de obras. Nesse sentido, concluímos que as brincadeiras e interações infantis, atividades aparentemente prosaicas, como por exemplo o jogo de amarelinha, os panos, trazem uma questão de grande carga estética, ética e política. Ao criar, a criança, mesmo sem os materiais adequados, brinquedos industrializados, ela usa o que tem a disposição e não se contenta com a homogeneidade, uma verdade única, os dispositivos disciplinares, a produtividade.

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