O ENSINO(AR) FILOSOFIA NA CATEGORIA DE MULHER-QUILOMBO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133906 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6696 "inscrito_id" => 14966 "titulo" => "O ENSINO(AR) FILOSOFIA NA CATEGORIA DE MULHER-QUILOMBO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS" "resumo" => "Neste trabalho pretende-se refletir acerca das categorias de Mulher-quilombo inicialmente na perspectiva da Filosofia Africana de Théophile Obenga no escrito Egito História Antiga da Filosofia Africana (2004) acerca de razão e experiência entendidas como um exercício filosófico denominado “maat” uma filosofia genuína de fluxo contínuo e intrínseco à realidade. Apresentamos a categoria Mulher-quilombo como um paradigma pós-colonial na produção e compartilhamentos de conhecimentos, pois reverberam ainda hoje distanciamentos da realidade sociocultural frente à subalternização dos conhecimentos produzidos por mulheres nas produções filosóficas e a ausência de uma história genuína na educação, que além de reinvindicar os devidos espaços deva promover as relações étnico-raciais como previsto na Lei nº 10.639 de 2003 e na Lei nº 11.645 de 2008, com a obrigatoriamente do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O conceito de “neurose cultural” de Lélia González em seu escrito Racismo e sexismo na cultura brasileira (1984) faz-se necessário na crítica sobre o racismo “à brasileira” a “denegação” nas palavras de Lélia, que escancaram o discurso sexista e hegemônico da democracia racial. No texto publicado em 2018, Beatriz Nascimento, quilombola e intelectual: possibilidade nos dias da destruição, identificamos que as territorialidades negras coletivas são periferias, mas estas representações de comunidade negras lideradas/organizadas por mulheres são amplamente ignoradas. Com efeito, utilizamos uma historiografia Afrodiaspórica no sentido de Beatriz aponta em sua crítica acerca de sistemas alternativos de representar a si mesmos como os Quilombos Africanos, a Diáspora no Brasil e os brasileiros, os Quilombos coloniais, os Quilombos na Literatura e os Quilombos do Movimentos Negro. Neste sentido, tratamos da formação dos indivíduos pela produção/experiência da Mulher-quilombo, e quilombo tratado como uma tipologia de uma história de acordo com o tempo e a ordem do tempo em seu território, mas não somente do território geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14966_TB6696_22042025171204.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Karina Oliveira" "autor_email" => "oliveira.karina@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133906 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6696 "inscrito_id" => 14966 "titulo" => "O ENSINO(AR) FILOSOFIA NA CATEGORIA DE MULHER-QUILOMBO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS" "resumo" => "Neste trabalho pretende-se refletir acerca das categorias de Mulher-quilombo inicialmente na perspectiva da Filosofia Africana de Théophile Obenga no escrito Egito História Antiga da Filosofia Africana (2004) acerca de razão e experiência entendidas como um exercício filosófico denominado “maat” uma filosofia genuína de fluxo contínuo e intrínseco à realidade. Apresentamos a categoria Mulher-quilombo como um paradigma pós-colonial na produção e compartilhamentos de conhecimentos, pois reverberam ainda hoje distanciamentos da realidade sociocultural frente à subalternização dos conhecimentos produzidos por mulheres nas produções filosóficas e a ausência de uma história genuína na educação, que além de reinvindicar os devidos espaços deva promover as relações étnico-raciais como previsto na Lei nº 10.639 de 2003 e na Lei nº 11.645 de 2008, com a obrigatoriamente do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O conceito de “neurose cultural” de Lélia González em seu escrito Racismo e sexismo na cultura brasileira (1984) faz-se necessário na crítica sobre o racismo “à brasileira” a “denegação” nas palavras de Lélia, que escancaram o discurso sexista e hegemônico da democracia racial. No texto publicado em 2018, Beatriz Nascimento, quilombola e intelectual: possibilidade nos dias da destruição, identificamos que as territorialidades negras coletivas são periferias, mas estas representações de comunidade negras lideradas/organizadas por mulheres são amplamente ignoradas. Com efeito, utilizamos uma historiografia Afrodiaspórica no sentido de Beatriz aponta em sua crítica acerca de sistemas alternativos de representar a si mesmos como os Quilombos Africanos, a Diáspora no Brasil e os brasileiros, os Quilombos coloniais, os Quilombos na Literatura e os Quilombos do Movimentos Negro. Neste sentido, tratamos da formação dos indivíduos pela produção/experiência da Mulher-quilombo, e quilombo tratado como uma tipologia de uma história de acordo com o tempo e a ordem do tempo em seu território, mas não somente do território geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14966_TB6696_22042025171204.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Karina Oliveira" "autor_email" => "oliveira.karina@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }