ABORDAGEM E PREVENÇÃO DE DIABETES NA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133903 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6693 "inscrito_id" => 14969 "titulo" => "ABORDAGEM E PREVENÇÃO DE DIABETES NA ESCOLA" "resumo" => "A pesquisa apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica intitulado “Abordagem e Prevenção de Diabetes na Escola”, desenvolvido na disciplina de Biologia na Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, no estado da Paraíba. A escola atende a um público jovem com idades entre 15 e 20 anos, pertencente à 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE). A iniciativa, contemplada com o Prêmio Mestres da Educação 2024, teve como público-alvo os estudantes do 3º ano B. O projeto se estruturou como uma pesquisa-ação, com o objetivo de promover a conscientização sobre a diabetes mellitus, suas causas, sintomas, consequências e, principalmente, estratégias de prevenção. O referencial teórico baseou-se em autores como Souza et al. (2020) e outros autores que abordam a diabetes como uma doença crônica, silenciosa e multifatorial, com impactos significativos na sociedade. A metodologia incluiu aulas expositivas, rodas de conversa, entrevistas com profissionais de saúde, visitas a unidades básicas de saúde, produção de cartazes informativos e culminância com exposição dos dados e relatos de vivências da comunidade escolar. A análise do material produzido pelos alunos foi de natureza descritiva, permitindo identificar avanços na compreensão do tema, no engajamento com as ações propostas e no desenvolvimento de competências socioemocionais. O projeto proporcionou uma vivência significativa de aprendizagem ativa, articulando teoria e prática e fortalecendo o protagonismo juvenil. O envolvimento da comunidade escolar e externa foi um diferencial, favorecendo a construção de um saber coletivo e humanizado sobre a prevenção da diabetes. Os resultados evidenciam que o projeto contribuiu para a formação integral dos estudantes, promovendo reflexões sobre hábitos de vida saudáveis, autocuidado e responsabilidade social, além de consolidar a escola como um espaço de educação em saúde e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14969_TB6693_08042025222538.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA DE ANDRADE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronica.santos_2013@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133903 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6693 "inscrito_id" => 14969 "titulo" => "ABORDAGEM E PREVENÇÃO DE DIABETES NA ESCOLA" "resumo" => "A pesquisa apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica intitulado “Abordagem e Prevenção de Diabetes na Escola”, desenvolvido na disciplina de Biologia na Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, no estado da Paraíba. A escola atende a um público jovem com idades entre 15 e 20 anos, pertencente à 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE). A iniciativa, contemplada com o Prêmio Mestres da Educação 2024, teve como público-alvo os estudantes do 3º ano B. O projeto se estruturou como uma pesquisa-ação, com o objetivo de promover a conscientização sobre a diabetes mellitus, suas causas, sintomas, consequências e, principalmente, estratégias de prevenção. O referencial teórico baseou-se em autores como Souza et al. (2020) e outros autores que abordam a diabetes como uma doença crônica, silenciosa e multifatorial, com impactos significativos na sociedade. A metodologia incluiu aulas expositivas, rodas de conversa, entrevistas com profissionais de saúde, visitas a unidades básicas de saúde, produção de cartazes informativos e culminância com exposição dos dados e relatos de vivências da comunidade escolar. A análise do material produzido pelos alunos foi de natureza descritiva, permitindo identificar avanços na compreensão do tema, no engajamento com as ações propostas e no desenvolvimento de competências socioemocionais. O projeto proporcionou uma vivência significativa de aprendizagem ativa, articulando teoria e prática e fortalecendo o protagonismo juvenil. O envolvimento da comunidade escolar e externa foi um diferencial, favorecendo a construção de um saber coletivo e humanizado sobre a prevenção da diabetes. Os resultados evidenciam que o projeto contribuiu para a formação integral dos estudantes, promovendo reflexões sobre hábitos de vida saudáveis, autocuidado e responsabilidade social, além de consolidar a escola como um espaço de educação em saúde e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14969_TB6693_08042025222538.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA DE ANDRADE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronica.santos_2013@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }