Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM E PREVENÇÃO DE DIABETES NA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica intitulado “Abordagem e Prevenção de Diabetes na Escola”, desenvolvido na disciplina de Biologia na Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, no estado da Paraíba. A escola atende a um público jovem com idades entre 15 e 20 anos, pertencente à 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE). A iniciativa, contemplada com o Prêmio Mestres da Educação 2024, teve como público-alvo os estudantes do 3º ano B. O projeto se estruturou como uma pesquisa-ação, com o objetivo de promover a conscientização sobre a diabetes mellitus, suas causas, sintomas, consequências e, principalmente, estratégias de prevenção. O referencial teórico baseou-se em autores como Souza et al. (2020) e outros autores que abordam a diabetes como uma doença crônica, silenciosa e multifatorial, com impactos significativos na sociedade. A metodologia incluiu aulas expositivas, rodas de conversa, entrevistas com profissionais de saúde, visitas a unidades básicas de saúde, produção de cartazes informativos e culminância com exposição dos dados e relatos de vivências da comunidade escolar. A análise do material produzido pelos alunos foi de natureza descritiva, permitindo identificar avanços na compreensão do tema, no engajamento com as ações propostas e no desenvolvimento de competências socioemocionais. O projeto proporcionou uma vivência significativa de aprendizagem ativa, articulando teoria e prática e fortalecendo o protagonismo juvenil. O envolvimento da comunidade escolar e externa foi um diferencial, favorecendo a construção de um saber coletivo e humanizado sobre a prevenção da diabetes. Os resultados evidenciam que o projeto contribuiu para a formação integral dos estudantes, promovendo reflexões sobre hábitos de vida saudáveis, autocuidado e responsabilidade social, além de consolidar a escola como um espaço de educação em saúde e cidadania.

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