OS DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO USO DE INTERNET POR PARTE DOS DOCENTES, DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133493 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6144 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "OS DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO USO DE INTERNET POR PARTE DOS DOCENTES, DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo científico mergulha na realidade multifacetada do uso da internet em escolas públicas, um campo minado de desafios e limitações. Através de um relato de experiência pessoal, os autores compartilham as dificuldades enfrentadas como Agentes de Gestão e Inovação Educacional (AGI), da CREDE 16, na cidade de Iguatu – Ceará, ao tentar implementar atividades pedagógicas que dependem da internet. O foco central reside na luta diária para adaptar propostas inovadoras à infraestrutura precária de conexão, um obstáculo que se revela muito mais complexo do que a simples falta de sinal. A pesquisa explora a fundo as nuances dessa problemática, desde a desigualdade no acesso à tecnologia até a necessidade urgente de formação continuada para os docentes, que muitas vezes se sentem desamparados diante das novas ferramentas digitais. Ao invés de se ater a dados frios e estatísticas, o artigo busca dar voz à experiência humana, com suas frustrações, superações e aprendizados. Os autores compartilham histórias inspiradoras de professores que, mesmo com recursos limitados, encontraram formas criativas de integrar a tecnologia em suas aulas, transformando a escassez em oportunidade. O objetivo final é provocar uma reflexão profunda sobre o papel da internet na educação pública, indo além da mera inclusão digital. Acreditamos que a tecnologia, quando utilizada de forma consciente e estratégica, tem o potencial de transformar a experiência de aprendizado, tornando-a mais rica, dinâmica e conectada com o mundo real. No entanto, para que essa transformação se concretize, é fundamental que superemos os desafios e limitações que ainda persistem, construindo um futuro onde a educação digital seja sinônimo de igualdade e oportunidades para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3232_TB6144_19042025160730.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AURILO BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Aurilo Bezerra" "autor_email" => "aurilo_macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133493 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6144 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "OS DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO USO DE INTERNET POR PARTE DOS DOCENTES, DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo científico mergulha na realidade multifacetada do uso da internet em escolas públicas, um campo minado de desafios e limitações. Através de um relato de experiência pessoal, os autores compartilham as dificuldades enfrentadas como Agentes de Gestão e Inovação Educacional (AGI), da CREDE 16, na cidade de Iguatu – Ceará, ao tentar implementar atividades pedagógicas que dependem da internet. O foco central reside na luta diária para adaptar propostas inovadoras à infraestrutura precária de conexão, um obstáculo que se revela muito mais complexo do que a simples falta de sinal. A pesquisa explora a fundo as nuances dessa problemática, desde a desigualdade no acesso à tecnologia até a necessidade urgente de formação continuada para os docentes, que muitas vezes se sentem desamparados diante das novas ferramentas digitais. Ao invés de se ater a dados frios e estatísticas, o artigo busca dar voz à experiência humana, com suas frustrações, superações e aprendizados. Os autores compartilham histórias inspiradoras de professores que, mesmo com recursos limitados, encontraram formas criativas de integrar a tecnologia em suas aulas, transformando a escassez em oportunidade. O objetivo final é provocar uma reflexão profunda sobre o papel da internet na educação pública, indo além da mera inclusão digital. Acreditamos que a tecnologia, quando utilizada de forma consciente e estratégica, tem o potencial de transformar a experiência de aprendizado, tornando-a mais rica, dinâmica e conectada com o mundo real. No entanto, para que essa transformação se concretize, é fundamental que superemos os desafios e limitações que ainda persistem, construindo um futuro onde a educação digital seja sinônimo de igualdade e oportunidades para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3232_TB6144_19042025160730.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AURILO BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Aurilo Bezerra" "autor_email" => "aurilo_macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }