Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL – (RE) SIGNIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133200
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5739
    "inscrito_id" => 11898
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL – (RE) SIGNIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente trabalho, intitulado: A Formação Docente no Contexto Atual- (RE) significações na prática pedagógica do professor de literatura no ensino médio, constitui um recorte do texto da minha dissertação de mestrado. Aqui faremos uma reflexão acerca da formação no contexto atual da educação com um olhar para a docência. Nosso objetivo é compreender, nas suas especificidades, o papel da formação e sua relevância na dimensão pedagógica por professores em aulas de literatura para as práticas de letramento literário no ensino médio; o objetivo consiste em analisar o discurso docente sobre a construção desses conhecimentos que embasam a sua prática pedagógica, enquanto docentes desta disciplina em uma escola pública da cidade Angicos/RN. Nos aportes teóricos, dialogamos com estudiosos e pesquisadores na área de formação, como Tardif Lessard e Lahaye (2006); Fazenda (2001); Freire (1996); Garcia (1999); Nóvoa (2002); Já com relação ao ensino de literatura e letramento literário, conversamos com Cândido (1995), Cosson (2006), Cosson e Souza (2013), Bordini e Aguiar (1993); entre outros. A investigação foi norteada por princípios de natureza qualitativa numa perspectiva sócio-histórica de caráter interpretativista, sendo utilizados como instrumentos e procedimentos para a geração dos dados o questionário e a entrevista coletiva. A pesquisa revelou algumas inconsistências ou contradições presentes na prática docente, aspectos estes, inerentes às vezes à formação inicial, ou seja, são lacunas advindas do processo formativo. Assim, acreditamos que o ser professor realmente, aprendemos no cotidiano, no dia dia do fazer pedagógico na sala de aula. É nesse momento que construímos e ressignificamos nossas habilidades e competências pertinentes a profissão professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11898_TB5739_08042025140026.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CEZAR BARBALHO"
    "autor_nome_curto" => "BARBALHO"
    "autor_email" => "fbarbalho032@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133200
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5739
    "inscrito_id" => 11898
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL – (RE) SIGNIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente trabalho, intitulado: A Formação Docente no Contexto Atual- (RE) significações na prática pedagógica do professor de literatura no ensino médio, constitui um recorte do texto da minha dissertação de mestrado. Aqui faremos uma reflexão acerca da formação no contexto atual da educação com um olhar para a docência. Nosso objetivo é compreender, nas suas especificidades, o papel da formação e sua relevância na dimensão pedagógica por professores em aulas de literatura para as práticas de letramento literário no ensino médio; o objetivo consiste em analisar o discurso docente sobre a construção desses conhecimentos que embasam a sua prática pedagógica, enquanto docentes desta disciplina em uma escola pública da cidade Angicos/RN. Nos aportes teóricos, dialogamos com estudiosos e pesquisadores na área de formação, como Tardif Lessard e Lahaye (2006); Fazenda (2001); Freire (1996); Garcia (1999); Nóvoa (2002); Já com relação ao ensino de literatura e letramento literário, conversamos com Cândido (1995), Cosson (2006), Cosson e Souza (2013), Bordini e Aguiar (1993); entre outros. A investigação foi norteada por princípios de natureza qualitativa numa perspectiva sócio-histórica de caráter interpretativista, sendo utilizados como instrumentos e procedimentos para a geração dos dados o questionário e a entrevista coletiva. A pesquisa revelou algumas inconsistências ou contradições presentes na prática docente, aspectos estes, inerentes às vezes à formação inicial, ou seja, são lacunas advindas do processo formativo. Assim, acreditamos que o ser professor realmente, aprendemos no cotidiano, no dia dia do fazer pedagógico na sala de aula. É nesse momento que construímos e ressignificamos nossas habilidades e competências pertinentes a profissão professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11898_TB5739_08042025140026.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CEZAR BARBALHO"
    "autor_nome_curto" => "BARBALHO"
    "autor_email" => "fbarbalho032@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho, intitulado: A Formação Docente no Contexto Atual- (RE) significações na prática pedagógica do professor de literatura no ensino médio, constitui um recorte do texto da minha dissertação de mestrado. Aqui faremos uma reflexão acerca da formação no contexto atual da educação com um olhar para a docência. Nosso objetivo é compreender, nas suas especificidades, o papel da formação e sua relevância na dimensão pedagógica por professores em aulas de literatura para as práticas de letramento literário no ensino médio; o objetivo consiste em analisar o discurso docente sobre a construção desses conhecimentos que embasam a sua prática pedagógica, enquanto docentes desta disciplina em uma escola pública da cidade Angicos/RN. Nos aportes teóricos, dialogamos com estudiosos e pesquisadores na área de formação, como Tardif Lessard e Lahaye (2006); Fazenda (2001); Freire (1996); Garcia (1999); Nóvoa (2002); Já com relação ao ensino de literatura e letramento literário, conversamos com Cândido (1995), Cosson (2006), Cosson e Souza (2013), Bordini e Aguiar (1993); entre outros. A investigação foi norteada por princípios de natureza qualitativa numa perspectiva sócio-histórica de caráter interpretativista, sendo utilizados como instrumentos e procedimentos para a geração dos dados o questionário e a entrevista coletiva. A pesquisa revelou algumas inconsistências ou contradições presentes na prática docente, aspectos estes, inerentes às vezes à formação inicial, ou seja, são lacunas advindas do processo formativo. Assim, acreditamos que o ser professor realmente, aprendemos no cotidiano, no dia dia do fazer pedagógico na sala de aula. É nesse momento que construímos e ressignificamos nossas habilidades e competências pertinentes a profissão professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.