MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: CORPO, JOGO E APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133103 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5611 "inscrito_id" => 7014 "titulo" => "MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: CORPO, JOGO E APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA" "resumo" => "O objetivo deste artigo é fomentar uma reflexão sobre a aprendizagem da matemática por meio do uso do movimento corporal e da ludicidade. Essas abordagens buscam tornar o ensino mais dinâmico e divertido, promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e expandindo as oportunidades formativas para diversos tipos de estudantes. Estudos em neurociência e em psicopedagogia apontam que o movimento não apenas fortalece a memória e o raciocínio lógico, mas também torna o aprendizado mais significativo e acessível a diferentes perfis de estudantes. Além disso, ao integrar a Educação Física a Matemática, abre-se um leque de possibilidades para um ensino interdisciplinar, permitindo que educadores físicos contribuam em suas aulas, para a aquisição e compreensão de conceitos matemáticos. Atividades que envolvem movimento, jogos e desafios motores podem ser valiosos aliados no ensino de grandezas, formas geométricas, estatísticas, operações e frações, favorecendo a aprendizagem de maneira lúdica e contextualizada. A atividade dialogíca aqui proposta está diretamente correlacionada ao tema do evento no tocante as práticas formativas que rompem com modelos tradicionais. Dessa forma, busca-se valorizar diferentes formas de aprender e ensinar, criando um ambiente educativo mais dinâmico. Para isso, este artigo se propõe a explorar a relação entre movimento corporal e a aprendizagem matemática, apresentar atividades práticas que combinam conceitos matemáticos e atividades motoras dinâmicas, discutir estratégias para incluir estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. Este artigo ainda se apresenta como uma proposta com abordagens pedagógicas já verificadas, pois utiliza estratégias implementadas no MATGAMES que é uma ação estratégica fundamental do Projeto Campina Educa 365 Dias e do Programa de Alfabetização Campina de A a Z, ambos da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande - PB, que busca recompor aprendizagens matemáticas através de estratégias lúdicas e o fortalecimento da Alfabetização na idade certa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7014_TB5611_08042025111657.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133103 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5611 "inscrito_id" => 7014 "titulo" => "MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: CORPO, JOGO E APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA" "resumo" => "O objetivo deste artigo é fomentar uma reflexão sobre a aprendizagem da matemática por meio do uso do movimento corporal e da ludicidade. Essas abordagens buscam tornar o ensino mais dinâmico e divertido, promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e expandindo as oportunidades formativas para diversos tipos de estudantes. Estudos em neurociência e em psicopedagogia apontam que o movimento não apenas fortalece a memória e o raciocínio lógico, mas também torna o aprendizado mais significativo e acessível a diferentes perfis de estudantes. Além disso, ao integrar a Educação Física a Matemática, abre-se um leque de possibilidades para um ensino interdisciplinar, permitindo que educadores físicos contribuam em suas aulas, para a aquisição e compreensão de conceitos matemáticos. Atividades que envolvem movimento, jogos e desafios motores podem ser valiosos aliados no ensino de grandezas, formas geométricas, estatísticas, operações e frações, favorecendo a aprendizagem de maneira lúdica e contextualizada. A atividade dialogíca aqui proposta está diretamente correlacionada ao tema do evento no tocante as práticas formativas que rompem com modelos tradicionais. Dessa forma, busca-se valorizar diferentes formas de aprender e ensinar, criando um ambiente educativo mais dinâmico. Para isso, este artigo se propõe a explorar a relação entre movimento corporal e a aprendizagem matemática, apresentar atividades práticas que combinam conceitos matemáticos e atividades motoras dinâmicas, discutir estratégias para incluir estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. Este artigo ainda se apresenta como uma proposta com abordagens pedagógicas já verificadas, pois utiliza estratégias implementadas no MATGAMES que é uma ação estratégica fundamental do Projeto Campina Educa 365 Dias e do Programa de Alfabetização Campina de A a Z, ambos da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande - PB, que busca recompor aprendizagens matemáticas através de estratégias lúdicas e o fortalecimento da Alfabetização na idade certa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7014_TB5611_08042025111657.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }