Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO DEBATE REGRADO COMO ESTRATÉGIA DE ARGUMENTAÇÃO EMANCIPADORA: UMA PROPOSTA DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento orientador da Educação Básica, compreende que o eixo da oralidade deve propiciar aos educandos espaços de fala, escuta e superação de divergências (Brasil, 2018). Nesse contexto, o gênero debate regrado se configura como uma estratégia de trabalho para o desenvolvimento de habilidades orais e argumentativas, que visa empoderar os sujeitos através do diálogo crítico e reflexivo, promovendo não apenas a persuasão, mas a autonomia e a capacidade crítica dos indivíduos, isto é, uma argumentação emancipadora. Assim, este estudo objetiva apresentar uma proposta de ensino com o gênero debate regrado para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, amparamo-nos, teoricamente, em Antunes (2003), Bakhtin (2003), Ferrarezi-Júnior (2014), Amossy (2018; 2020), Bezerra (2019), Cavalcante (2020; 2022), Azevedo e Piris (2023) e Piris (2024). No tocante à metodologia, este estudo é fruto de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que descreve uma proposta de ensino aplicada aos alunos do nono ano de uma escola pública da zona rural do município de Caraúbas, Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que o trabalho com o gênero possibilitou a ampliação da reflexão, do olhar crítico e do uso de estratégias argumentativas, nos textos orais e escritos.

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