USO DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132494 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4806 "inscrito_id" => 2021 "titulo" => "USO DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL" "resumo" => "Contextualizar conteúdos dá sentido ao que é ensinado, principalmente no ensino de Matemática. Todavia, contextualizar conteúdos matemáticos é sempre um desafio ao educador. Na busca por meios de mostrar aplicações desses conteúdos, o professor enfrenta sempre a necessidade de procurar aplicações práticas que façam sentido para os estudantes. Uma das utilizações práticas da progressão aritmética pouco explorada na educação matemática é o seu uso na Construção Civil. Por exemplo, com a tendência de se otimizar os espaços residenciais e profissionais em construções recentes, vemos a importância do uso de interpolação aritmética de Gauss, que é um método matemático que consiste em inserir termos entre dois números de uma progressão aritmética (Conti, 2002; Tucci 2009, Ridge; Basso, 2016; Gonçalves, 2023). Para encontrar o tamanho de cada apartamento sabendo a quantidade de apartamentos por andar dentro de um andar do bloco, usamos a medida total do bloco sabendo a quantidade de apartamentos nesse andar e usamos a interpolação aritmética para obter o comprimento de cada apartamento. Assim, colocamos para o estudante a necessidade do problema da Construção Civil antes de qualquer teoria matemática, deixamos o eles tentarem planejar soluções e então passamos as bases matemáticas que solucionam de forma eficaz as demandas da construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2021_TB4806_05042025143857.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE PEREIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "alexandre.pereiragoncalves@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132494 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4806 "inscrito_id" => 2021 "titulo" => "USO DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL" "resumo" => "Contextualizar conteúdos dá sentido ao que é ensinado, principalmente no ensino de Matemática. Todavia, contextualizar conteúdos matemáticos é sempre um desafio ao educador. Na busca por meios de mostrar aplicações desses conteúdos, o professor enfrenta sempre a necessidade de procurar aplicações práticas que façam sentido para os estudantes. Uma das utilizações práticas da progressão aritmética pouco explorada na educação matemática é o seu uso na Construção Civil. Por exemplo, com a tendência de se otimizar os espaços residenciais e profissionais em construções recentes, vemos a importância do uso de interpolação aritmética de Gauss, que é um método matemático que consiste em inserir termos entre dois números de uma progressão aritmética (Conti, 2002; Tucci 2009, Ridge; Basso, 2016; Gonçalves, 2023). Para encontrar o tamanho de cada apartamento sabendo a quantidade de apartamentos por andar dentro de um andar do bloco, usamos a medida total do bloco sabendo a quantidade de apartamentos nesse andar e usamos a interpolação aritmética para obter o comprimento de cada apartamento. Assim, colocamos para o estudante a necessidade do problema da Construção Civil antes de qualquer teoria matemática, deixamos o eles tentarem planejar soluções e então passamos as bases matemáticas que solucionam de forma eficaz as demandas da construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2021_TB4806_05042025143857.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE PEREIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "alexandre.pereiragoncalves@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }