ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO DE ARDUÍNO NA SALA MAKER: EDUCAÇÃO DO FUTURO QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM E IMPULSIONA O IDEB DE BENEVIDES –PA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132372 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4647 "inscrito_id" => 11558 "titulo" => "ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO DE ARDUÍNO NA SALA MAKER: EDUCAÇÃO DO FUTURO QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM E IMPULSIONA O IDEB DE BENEVIDES –PA." "resumo" => "A Educação ao longo dos anos passou por diversas transformações, na era comtemporânea, o movimento maker, surgido no século XX nos Estados Unidos, têm ganhado espaço também dentro da sala de aula, estimulando a aprendizagem autônoma, incentivando os alunos na resolução de desafios, fazendo valer o “faça você mesmo” como o modelo propõe. O movimento maker tem se popularizado em todo o mundo trazendo novas perspectivas e sobretudo um novo olhar no fazer e pensar a Educação na atualidade. Conhecimentos como a prototipação, robótica, programação de arduíno, impressão 3D e corte a laser, trazem novas possibilidades no Ensino em Benevides-PA, que atualmente, ocupa o primeiro lugar no IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação básica), segundo dados recentes do Ministério da Educação. O presente trabalho objetiva relatar as experiências de como a Sala Maker, projeto da RME de Benevides têm contribuído na aprendizagem dos alunos, colocando o município como um modelo de Educação pública no Estado do Pará. Esta pesquisa se delinea a partir de abordagem qualitativa com a utilização do estudo de caso e análise de dados, onde é possível constatar melhorias no que se refere ao envolvimento, assiduidade, participação e interação sócio-afetiva dos alunos, enfatizando o uso de novas metodologias tecnológicas de aprendizagem e informação. O Projeto de robótica e programação de arduíno citados neste trabalho, acontece nas Salas Makers da RME de Benevides, comtemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto em questão ocorre por meio de oficinas trabalhadas de maneira dinâmica e interativa, pautadas no currículo estabelecido pela Base Comum Curricular (BNCC). ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11558_TB4647_15042025205325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALONCIO PEREIRA PASTANA" "autor_nome_curto" => "ALONCIO" "autor_email" => "alopastana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132372 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4647 "inscrito_id" => 11558 "titulo" => "ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO DE ARDUÍNO NA SALA MAKER: EDUCAÇÃO DO FUTURO QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM E IMPULSIONA O IDEB DE BENEVIDES –PA." "resumo" => "A Educação ao longo dos anos passou por diversas transformações, na era comtemporânea, o movimento maker, surgido no século XX nos Estados Unidos, têm ganhado espaço também dentro da sala de aula, estimulando a aprendizagem autônoma, incentivando os alunos na resolução de desafios, fazendo valer o “faça você mesmo” como o modelo propõe. O movimento maker tem se popularizado em todo o mundo trazendo novas perspectivas e sobretudo um novo olhar no fazer e pensar a Educação na atualidade. Conhecimentos como a prototipação, robótica, programação de arduíno, impressão 3D e corte a laser, trazem novas possibilidades no Ensino em Benevides-PA, que atualmente, ocupa o primeiro lugar no IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação básica), segundo dados recentes do Ministério da Educação. O presente trabalho objetiva relatar as experiências de como a Sala Maker, projeto da RME de Benevides têm contribuído na aprendizagem dos alunos, colocando o município como um modelo de Educação pública no Estado do Pará. Esta pesquisa se delinea a partir de abordagem qualitativa com a utilização do estudo de caso e análise de dados, onde é possível constatar melhorias no que se refere ao envolvimento, assiduidade, participação e interação sócio-afetiva dos alunos, enfatizando o uso de novas metodologias tecnológicas de aprendizagem e informação. O Projeto de robótica e programação de arduíno citados neste trabalho, acontece nas Salas Makers da RME de Benevides, comtemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto em questão ocorre por meio de oficinas trabalhadas de maneira dinâmica e interativa, pautadas no currículo estabelecido pela Base Comum Curricular (BNCC). ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11558_TB4647_15042025205325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALONCIO PEREIRA PASTANA" "autor_nome_curto" => "ALONCIO" "autor_email" => "alopastana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }