LINGUAGEM COMO FATOR SOCIOCULTURAL: DESAFIOS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131820 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3874 "inscrito_id" => 9036 "titulo" => "LINGUAGEM COMO FATOR SOCIOCULTURAL: DESAFIOS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O objetivo desse artigo é compreender o impacto da linguagem como fator socioeconômico, principalmente no que diz respeito a formação superior, buscando analisar como diferença sociais influência no processo de formação em pedagogia. O tema é relevante a medida que destaca a relação entre o Capital Cultural e a trajetória acadêmica. O curso de pedagogia envolve teoria e prática e muitas vezes ficou exigem um repertório cultural que facilita na compreensão dos conteúdos. A discussão trazem as perspectivas de autores como Charlot e Bourdieu que ajudam a pensar como esses fatores refletem nos graduandos e Paulo Freire enfatizando a importância da leitura trazendo uma perspectiva de leitura de mundo. Portanto, o artigo parte de uma pesquisa bibliográfica onde foram analisados materiais como livros e artigos que discutem os conceitos em questão. A pesquisa evidência que as desigualdades no acesso a leitura influenciam no processo de formação dos discentes. Embora a universidade forneça recursos que possibilitam a leitura como bibliotecas e plataformas virtuais, ainda é evidente que o acesso limitado a leitura, causado principalmente pelo fator socioeconômico familiar, pode provoca nessa lacuna. Principalmente por que quando entram na academia já tem contato direto com artigos que exijam uma leitura com repertório acadêmico mais rebuscado o que arrecata em dificuldades em uma melhor compreensão dos textos acadêmicos passados, visto que muitas vezes o despreparo não se dar apenas por não serem instruídos e sim por não terem práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID9036_TB3874_19032025142803.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SILVA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaelasilva.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131820 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3874 "inscrito_id" => 9036 "titulo" => "LINGUAGEM COMO FATOR SOCIOCULTURAL: DESAFIOS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O objetivo desse artigo é compreender o impacto da linguagem como fator socioeconômico, principalmente no que diz respeito a formação superior, buscando analisar como diferença sociais influência no processo de formação em pedagogia. O tema é relevante a medida que destaca a relação entre o Capital Cultural e a trajetória acadêmica. O curso de pedagogia envolve teoria e prática e muitas vezes ficou exigem um repertório cultural que facilita na compreensão dos conteúdos. A discussão trazem as perspectivas de autores como Charlot e Bourdieu que ajudam a pensar como esses fatores refletem nos graduandos e Paulo Freire enfatizando a importância da leitura trazendo uma perspectiva de leitura de mundo. Portanto, o artigo parte de uma pesquisa bibliográfica onde foram analisados materiais como livros e artigos que discutem os conceitos em questão. A pesquisa evidência que as desigualdades no acesso a leitura influenciam no processo de formação dos discentes. Embora a universidade forneça recursos que possibilitam a leitura como bibliotecas e plataformas virtuais, ainda é evidente que o acesso limitado a leitura, causado principalmente pelo fator socioeconômico familiar, pode provoca nessa lacuna. Principalmente por que quando entram na academia já tem contato direto com artigos que exijam uma leitura com repertório acadêmico mais rebuscado o que arrecata em dificuldades em uma melhor compreensão dos textos acadêmicos passados, visto que muitas vezes o despreparo não se dar apenas por não serem instruídos e sim por não terem práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID9036_TB3874_19032025142803.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SILVA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaelasilva.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }