Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

PREPARAFRO Abdias Nascimento: a pós-graduação hoje, aqui e agora é uma proposta de orientação, de acompanhamento, de capacitação e de formação de jovens estudantes quilombolas, negros (pretos e pardos), graduados, egressos ou não da Universidade Federal de Ouro Preto, que estejam se organizando e/ou se preparando para participar de processo seletivo de curso do pós-graduação, nível mestrado e doutorado. Tal iniciativa de autoria de dois professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-UFOP), além de (i) institucionalizar experiências de formação preparatória para processos seletivos no contexto de ações afirmativas e (ii) estimular o público alvo desse projeto a se preparar para o ingresso em um curso de pós-graduação, caminha em conformidade com as palavras de Mayorga e Souza (2012), quando defendem que as políticas de permanência na universidade precisam “(...) constituir como um conjunto de ações ampliadas que considere a especificidade do estudante que acessa a universidade e devem garantir uma leitura sobre as dinâmicas de inclusão e exclusão dentro dessa instituição”. Além disso, esse projeto é uma iniciativa também calcada na Lei nº. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. A natureza multidisciplinar deste projeto se evidencia na estruturação da proposta que articula saberes acadêmico-científicos na área da metodologia da pesquisa, métodos de pesquisa e/ou metodologia científica; a valorização das trajetórias individuais e coletivas; cuidados com a saúde física e psicológica da população negra; saberes do campo social, psicológico e pedagógico, com abrangência do público-alvo. Este projeto vem contribuindo na ressignificação do ser negro/negra, diante da branquitude no espaço acadêmico, sobretudo na pós-graduação, a partir das vivências e re-existências no curso de graduação e do racismo estrutural presente nas IES brasileiras; na valorização da diversidade de experiências, de conhecimentos e cosmovisões; além de ampliar o repertório de questionamentos dos sistemas normativos da atualidade.

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