NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131369 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3217 "inscrito_id" => 10035 "titulo" => "NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objeto de investigação a Escola de Tempo Integral, que é considerada como Meta do Plano Nacional de Educação e está em expansão em todo o Brasil. O Estado de São Paulo, até 2023, teve sua rede ampliada em 44% e este modelo apresenta mudanças na estrutura da escola, pilares do programa, documentações exigidas, práticas pedagógicas e formação de todos os sujeitos participantes da escola, pois apenas a formação acadêmica não garante ao professor a sua efetiva inserção no programa. Diante disso, o objetivo da pesquisa é compreender como os professores significam o programa de formação oferecido para e nas escolas de tempo integral. Temos ainda como objetivos específicos: 1) analisar, através das narrativas dos professores participantes, como ocorre a formação nas escolas de tempo integral; 2) identificar as percepções desses professores sobre a formação realizada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Escola de Formação dos Profissionais da Educação (AVA-EFAPE) para ingresso no programa; 3) analisar como eles narram a formação continuada realizada no contexto da escola. Pautando-se na perspectiva enunciativo-discursiva, temos como propósito responder a seguinte questão de investigação: A formação continuada realizada no contexto da escola de tempo integral atende às necessidades desses professores? Para isso, analisamos entrevistas narrativas de 4 professores que atuam em uma escola de tempo integral da rede estadual de ensino médio paulista localizada na região metropolitana de Campinas. Os resultados do estudo, ainda em processo, apresentam indícios de um discurso ideológico e neoliberal presente nas falas dos professores sobre a atuação e formação das escolas em tempo integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10035_TB3217_11032025221142.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BETHSAIDD KHALL SILVA NAZARENO" "autor_nome_curto" => "BETHSAIDD" "autor_email" => "bethsaidd@prof.educacao.sp.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131369 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3217 "inscrito_id" => 10035 "titulo" => "NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objeto de investigação a Escola de Tempo Integral, que é considerada como Meta do Plano Nacional de Educação e está em expansão em todo o Brasil. O Estado de São Paulo, até 2023, teve sua rede ampliada em 44% e este modelo apresenta mudanças na estrutura da escola, pilares do programa, documentações exigidas, práticas pedagógicas e formação de todos os sujeitos participantes da escola, pois apenas a formação acadêmica não garante ao professor a sua efetiva inserção no programa. Diante disso, o objetivo da pesquisa é compreender como os professores significam o programa de formação oferecido para e nas escolas de tempo integral. Temos ainda como objetivos específicos: 1) analisar, através das narrativas dos professores participantes, como ocorre a formação nas escolas de tempo integral; 2) identificar as percepções desses professores sobre a formação realizada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Escola de Formação dos Profissionais da Educação (AVA-EFAPE) para ingresso no programa; 3) analisar como eles narram a formação continuada realizada no contexto da escola. Pautando-se na perspectiva enunciativo-discursiva, temos como propósito responder a seguinte questão de investigação: A formação continuada realizada no contexto da escola de tempo integral atende às necessidades desses professores? Para isso, analisamos entrevistas narrativas de 4 professores que atuam em uma escola de tempo integral da rede estadual de ensino médio paulista localizada na região metropolitana de Campinas. Os resultados do estudo, ainda em processo, apresentam indícios de um discurso ideológico e neoliberal presente nas falas dos professores sobre a atuação e formação das escolas em tempo integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10035_TB3217_11032025221142.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BETHSAIDD KHALL SILVA NAZARENO" "autor_nome_curto" => "BETHSAIDD" "autor_email" => "bethsaidd@prof.educacao.sp.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }