A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131364 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 8286 "titulo" => "A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho discute a formação acadêmico-profissional (Diniz-Pereira, 2008) na perspectiva inclusiva, considerando o exercício da docência, especificidades da profissão e o desenvolvimento profissional. O foco está na construção de saberes para uma prática inclusiva que atenda todos os estudantes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa que analisou como os professores constroem conhecimentos para a inclusão, a partir das propostas formativas do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) de Bagé, RS. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa (Gil, 1999), configurada como um estudo de caso (Yin, 2002) com múltiplos contextos escolares. A pesquisa, realizada no período de 2017 a 2023, investigou os saberes docentes mobilizados no planejamento pedagógico para atender à diversidade das turmas, considerando as fontes utilizadas pelos professores do ensino regular (3º ao 5º ano) e pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na organização de seus atendimentos a estudantes com deficiência. Os dados foram coletados por meio de questionários online, respondidos por professores do ensino regular e do AEE das escolas municipais atendidas pelo NAP, além de entrevistas com docentes do AEE. Os resultados indicam que os 13 professores do ensino regular recorrem majoritariamente à internet, utilizando aplicativos e plataformas digitais, seguidos pelo uso de livros didáticos e literatura especializada. Em menor frequência, consultam artigos acadêmicos e pesquisas, além de interagir com profissionais do AEE. Já os cinco professores do AEE baseiam seus planejamentos em livros, artigos acadêmicos, pesquisas em educação, e recursos digitais. Destaca-se a importância dos artigos, que oferecem informações atualizadas e fundamentadas para aprimorar suas práticas pedagógicas. pesquisa evidencia que, enquanto os docentes do ensino regular utilizam fontes mais acessíveis e práticas para planejar suas aulas, os professores do AEE buscam maior embasamento teórico e científico para estruturar seus atendimentos, demonstrando diferentes estratégias na construção do conhecimento para a inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8286_TB3210_10042025120602.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILZA MACHADO BARÃO GALLOIS" "autor_nome_curto" => "MARILZA" "autor_email" => "marilzagallois.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131364 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 8286 "titulo" => "A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho discute a formação acadêmico-profissional (Diniz-Pereira, 2008) na perspectiva inclusiva, considerando o exercício da docência, especificidades da profissão e o desenvolvimento profissional. O foco está na construção de saberes para uma prática inclusiva que atenda todos os estudantes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa que analisou como os professores constroem conhecimentos para a inclusão, a partir das propostas formativas do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) de Bagé, RS. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa (Gil, 1999), configurada como um estudo de caso (Yin, 2002) com múltiplos contextos escolares. A pesquisa, realizada no período de 2017 a 2023, investigou os saberes docentes mobilizados no planejamento pedagógico para atender à diversidade das turmas, considerando as fontes utilizadas pelos professores do ensino regular (3º ao 5º ano) e pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na organização de seus atendimentos a estudantes com deficiência. Os dados foram coletados por meio de questionários online, respondidos por professores do ensino regular e do AEE das escolas municipais atendidas pelo NAP, além de entrevistas com docentes do AEE. Os resultados indicam que os 13 professores do ensino regular recorrem majoritariamente à internet, utilizando aplicativos e plataformas digitais, seguidos pelo uso de livros didáticos e literatura especializada. Em menor frequência, consultam artigos acadêmicos e pesquisas, além de interagir com profissionais do AEE. Já os cinco professores do AEE baseiam seus planejamentos em livros, artigos acadêmicos, pesquisas em educação, e recursos digitais. Destaca-se a importância dos artigos, que oferecem informações atualizadas e fundamentadas para aprimorar suas práticas pedagógicas. pesquisa evidencia que, enquanto os docentes do ensino regular utilizam fontes mais acessíveis e práticas para planejar suas aulas, os professores do AEE buscam maior embasamento teórico e científico para estruturar seus atendimentos, demonstrando diferentes estratégias na construção do conhecimento para a inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8286_TB3210_10042025120602.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILZA MACHADO BARÃO GALLOIS" "autor_nome_curto" => "MARILZA" "autor_email" => "marilzagallois.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }