DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRETO DIGITAL PARA O ESTUDO DO PH E DOS BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS ORGÂNICOS PARA CABELOS CRESPOS: UMA PROPOSTA PRÁTICA E ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131136 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2902 "inscrito_id" => 9022 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRETO DIGITAL PARA O ESTUDO DO PH E DOS BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS ORGÂNICOS PARA CABELOS CRESPOS: UMA PROPOSTA PRÁTICA E ANTIRRACISTA" "resumo" => "No contexto da formação inicial de professores de Química, é essencial promover práticas que articulem teoria, prática pedagógica e questões socioculturais. A Base Nacional Comum Curricular direciona a abordagem de conteúdos científicos em cenários próximos à realidade dos estudantes, conforme as competências EM13CNT305 e EM13CNT207, que incentivam a contextualização de conceitos químicos e biológicos em problemas cotidianos e sociais. Este trabalho foi produzido como atividade final do componente curricular de Licenciatura em Química, Metodologia no Ensino de Química, que propôs um livreto digital combinando o ensino do pH, benefícios dos ácidos orgânicos em cabelos crespos e a valorização da identidade cultural negra. A interdisciplinaridade se evidencia na articulação entre os conceitos químicos – como pH, ácidos e bases – e abordagem sociocultural, que integra aspectos de saúde capilar, história e identidade, promovendo uma formação holística. Para a elaboração do livreto, iniciou-se uma pesquisa e revisão bibliográfica, culminando na elaboração de dois capítulos. O primeiro apresenta os conceitos de pH, acompanhado por uma aula prática de produção de fitas de pH extrato de repolho roxo, para que os alunos possam medir o pH das substâncias do cotidiano. O segundo capítulo aborda a estrutura dos fios de cabelos crespos e como a falta de um bom selamento das cutículas pode afetar sua sedosidade, seguido por uma aula prática de produção de acidificantes capilares de baixo custo, utilizando suspensão de amido e substâncias ácidas como o vinagre. O livreto digital não apenas se alinha às diretrizes da BNCC e às práticas pedagógicas contextualizadas, como também incorpora uma perspectiva antirracista ao ensino de Química, destacando a relevância da ciência no cotidiano, promovendo a valorização cultural. A avaliação foi realizada pela docente e, como perspectiva futura, o livreto poderá ser utilizado em colaboração com alguma escola, contribuindo para práticas educativas inclusivas e transformadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9022_TB2902_11032025205808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENNO LUCAS CAMPOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BRENNO LUCAS" "autor_email" => "breninholucas74@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131136 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2902 "inscrito_id" => 9022 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRETO DIGITAL PARA O ESTUDO DO PH E DOS BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS ORGÂNICOS PARA CABELOS CRESPOS: UMA PROPOSTA PRÁTICA E ANTIRRACISTA" "resumo" => "No contexto da formação inicial de professores de Química, é essencial promover práticas que articulem teoria, prática pedagógica e questões socioculturais. A Base Nacional Comum Curricular direciona a abordagem de conteúdos científicos em cenários próximos à realidade dos estudantes, conforme as competências EM13CNT305 e EM13CNT207, que incentivam a contextualização de conceitos químicos e biológicos em problemas cotidianos e sociais. Este trabalho foi produzido como atividade final do componente curricular de Licenciatura em Química, Metodologia no Ensino de Química, que propôs um livreto digital combinando o ensino do pH, benefícios dos ácidos orgânicos em cabelos crespos e a valorização da identidade cultural negra. A interdisciplinaridade se evidencia na articulação entre os conceitos químicos – como pH, ácidos e bases – e abordagem sociocultural, que integra aspectos de saúde capilar, história e identidade, promovendo uma formação holística. Para a elaboração do livreto, iniciou-se uma pesquisa e revisão bibliográfica, culminando na elaboração de dois capítulos. O primeiro apresenta os conceitos de pH, acompanhado por uma aula prática de produção de fitas de pH extrato de repolho roxo, para que os alunos possam medir o pH das substâncias do cotidiano. O segundo capítulo aborda a estrutura dos fios de cabelos crespos e como a falta de um bom selamento das cutículas pode afetar sua sedosidade, seguido por uma aula prática de produção de acidificantes capilares de baixo custo, utilizando suspensão de amido e substâncias ácidas como o vinagre. O livreto digital não apenas se alinha às diretrizes da BNCC e às práticas pedagógicas contextualizadas, como também incorpora uma perspectiva antirracista ao ensino de Química, destacando a relevância da ciência no cotidiano, promovendo a valorização cultural. A avaliação foi realizada pela docente e, como perspectiva futura, o livreto poderá ser utilizado em colaboração com alguma escola, contribuindo para práticas educativas inclusivas e transformadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9022_TB2902_11032025205808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENNO LUCAS CAMPOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BRENNO LUCAS" "autor_email" => "breninholucas74@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }