A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PICOS – PI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2517 "inscrito_id" => 6960 "titulo" => "A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PICOS – PI" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a valorização da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas de ensino infantil do sistema municipal de educação do município de Picos - PI. Partimos da seguinte pergunta para estruturar esta pesquisa: como vem se dando a adoção da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas de ensino infantil nas escolas municipais da cidade de Picos? O objetivo geral do trabalho foi analisar o tratamento dado à temática pelas escolas municipais da cidade. Como objetivos específicos definiu-se: i. Compreender o debate teórico em torno do racismo no Brasil; ii. Conhecer como a temática está normatizada na rede municipal através das mudanças curriculares e ii. Destacar as práticas pedagógicas exitosas no processo de letramento racial das crianças das escolas municipais. A metodologia foi composta por uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, bibliográfica e documental. As referências teóricas Gomes (2005, 2012), Munanga (2020) e Rodrigues (2018), que ajudam na reflexão crítica do conceito de racismo, racismo estrutural, mito da democracia racial, negritude, preconceito e discriminação. Analisamos ainda a Lei nº 10.639/2003 e alguns Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de escolas infantis no tocante ao tema. Na pesquisa identificamos as estratégias pedagógicas com o uso de materiais diversos voltados para o letramento racial das crianças do ensino infantil. Percebeu-se entre os desafios e possibilidades que existem barreiras enfrentadas pelos educadores (falta de formação, falta de material didático, racismo estrutural institucional. Existem também exemplos de boas práticas aplicadas por meio de projetos interdisciplinares, uso de literatura antirracista, rodas de conversas, formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6960_TB2517_16032025112635.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURILANE PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Maurilane Costa" "autor_email" => "maurilanecosta700@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2517 "inscrito_id" => 6960 "titulo" => "A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PICOS – PI" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a valorização da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas de ensino infantil do sistema municipal de educação do município de Picos - PI. Partimos da seguinte pergunta para estruturar esta pesquisa: como vem se dando a adoção da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas de ensino infantil nas escolas municipais da cidade de Picos? O objetivo geral do trabalho foi analisar o tratamento dado à temática pelas escolas municipais da cidade. Como objetivos específicos definiu-se: i. Compreender o debate teórico em torno do racismo no Brasil; ii. Conhecer como a temática está normatizada na rede municipal através das mudanças curriculares e ii. Destacar as práticas pedagógicas exitosas no processo de letramento racial das crianças das escolas municipais. A metodologia foi composta por uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, bibliográfica e documental. As referências teóricas Gomes (2005, 2012), Munanga (2020) e Rodrigues (2018), que ajudam na reflexão crítica do conceito de racismo, racismo estrutural, mito da democracia racial, negritude, preconceito e discriminação. Analisamos ainda a Lei nº 10.639/2003 e alguns Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de escolas infantis no tocante ao tema. Na pesquisa identificamos as estratégias pedagógicas com o uso de materiais diversos voltados para o letramento racial das crianças do ensino infantil. Percebeu-se entre os desafios e possibilidades que existem barreiras enfrentadas pelos educadores (falta de formação, falta de material didático, racismo estrutural institucional. Existem também exemplos de boas práticas aplicadas por meio de projetos interdisciplinares, uso de literatura antirracista, rodas de conversas, formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6960_TB2517_16032025112635.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURILANE PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Maurilane Costa" "autor_email" => "maurilanecosta700@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }