Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO DE PROTAGONISMO INDÍGINA DA UNIDADE MAIS INTEGRAL CACIQUE ADEBAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação integral foi incorporada pela Coordenação de Ensino Fundamental à Unidade Mais Integral Cacique Adebal, o que representa um avanço ao promover um ensino mais abrangente e alinhado às especificidades culturais e pedagógicas desta comunidade. Localizada na Aldeia El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras-MA, essa iniciativa busca garantir que os estudantes tenham acesso a uma formação dentro de suas tradições, ao mesmo tempo em que proporciona uma educação de qualidade que atenda às suas necessidades. Essa proposta é um passo importante na inclusão e no reconhecimento da diversidade cultural dentro do sistema educacional, refletindo o compromisso da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) com a equidade e a tradição das comunidades indígenas. O trabalho apresenta uma proposta inovadora para o currículo, que consiste na construção de aulas de protagonismo voltadas para comunidades indígenas. O objetivo é fortalecer a identidade cultural, promover a autonomia e incentivar a participação ativa dos jovens em suas comunidades. Por meio de metodologias integradoras, as aulas visam desenvolver habilidades essenciais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe, capacitando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em seus contextos sociais. Além disso, o projeto busca valorizar o conhecimento tradicional e as práticas culturais, integrando-as ao currículo escolar, tanto na BNCC quanto na Parte Diversificada. Acreditamos que, ao empoderar os jovens indígenas, contribuindo para a preservação de suas culturas e a construção de um futuro mais justo e igualitário. Para fundamentar essa proposta, utilizamos experiências práticas e relatos de participantes durante nossas formações, evidenciando os impactos positivos das aulas de protagonismo na vida da comunidade. O referencial teórico que embasa essa proposta inclui a defesa da educação como um ato de liberdade e conscientização, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Indígena e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas.

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