RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA DISCIPLINA DE GÊNERO E DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PACATUBA (CE)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130670 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2246 "inscrito_id" => 9528 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA DISCIPLINA DE GÊNERO E DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PACATUBA (CE)" "resumo" => "O texto apresenta um relato de experiência acerca dos trabalhos desenvolvidos ao longo de dois anos no componente curricular eletivo “Gênero e Diversidade”, que compõe a parte diversifica do currículo de uma escola pública de ensino médio em tempo integral na cidade de Pacatuba, Ceará. Além dos aspectos teóricos e metodológicos, apresenta uma discussão acerca das questões relacionadas à sexualidade na sociedade contemporânea, destacando a repressão e a hierarquização sexual, onde a heterossexualidade é vista como padrão, marginalizando outras expressões sexuais. Embora o tema seja amplamente discutido em diversas esferas, ainda é tratado, muitas vezes, superficialmente, sem uma abordagem profunda que inclua o prazer e as diversidades identitárias. Nesse contexto, a educação sexual nas escolas ainda tem se apresentado de fragmentada e descontextualizada, comumente focada em aspectos biológicos, como infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, enquanto as questões relacionadas ao prazer e à diversidade sexual são ignoradas. O papel da escola não pode ser isolado, já que a educação sexual deve envolver a sociedade como um todo, em parceria, sobretudo, com a família. O texto conclui destacando a necessidade de uma abordagem mais abrangente e inclusiva sobre sexualidade, questionando as práticas discriminatórias e os discursos repressivos que ainda dominam a educação e a sociedade, enfatizando a importância de desmascarar o sexismo, o machismo e a LGBTQIA+fobia presentes nessas abordagens. Os resultados apontam que uma disciplina escolar que trate de tais temas causa impacto na escola, uma vez que os(as) estudantes passam a discutir o tema envolto das questões da sexualidade, tais como as distintas identidades de gênero, de forma mais profunda, o que se insere na trilha de um ambiente que prima pela equidade e educação para a paz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9528_TB2246_11032025155232.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARLES LOPES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JARLES" "autor_email" => "jarles.lopes@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130670 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2246 "inscrito_id" => 9528 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA DISCIPLINA DE GÊNERO E DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PACATUBA (CE)" "resumo" => "O texto apresenta um relato de experiência acerca dos trabalhos desenvolvidos ao longo de dois anos no componente curricular eletivo “Gênero e Diversidade”, que compõe a parte diversifica do currículo de uma escola pública de ensino médio em tempo integral na cidade de Pacatuba, Ceará. Além dos aspectos teóricos e metodológicos, apresenta uma discussão acerca das questões relacionadas à sexualidade na sociedade contemporânea, destacando a repressão e a hierarquização sexual, onde a heterossexualidade é vista como padrão, marginalizando outras expressões sexuais. Embora o tema seja amplamente discutido em diversas esferas, ainda é tratado, muitas vezes, superficialmente, sem uma abordagem profunda que inclua o prazer e as diversidades identitárias. Nesse contexto, a educação sexual nas escolas ainda tem se apresentado de fragmentada e descontextualizada, comumente focada em aspectos biológicos, como infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, enquanto as questões relacionadas ao prazer e à diversidade sexual são ignoradas. O papel da escola não pode ser isolado, já que a educação sexual deve envolver a sociedade como um todo, em parceria, sobretudo, com a família. O texto conclui destacando a necessidade de uma abordagem mais abrangente e inclusiva sobre sexualidade, questionando as práticas discriminatórias e os discursos repressivos que ainda dominam a educação e a sociedade, enfatizando a importância de desmascarar o sexismo, o machismo e a LGBTQIA+fobia presentes nessas abordagens. Os resultados apontam que uma disciplina escolar que trate de tais temas causa impacto na escola, uma vez que os(as) estudantes passam a discutir o tema envolto das questões da sexualidade, tais como as distintas identidades de gênero, de forma mais profunda, o que se insere na trilha de um ambiente que prima pela equidade e educação para a paz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9528_TB2246_11032025155232.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARLES LOPES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JARLES" "autor_email" => "jarles.lopes@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }