A TRANSGENERIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES : UMA REVISÃO LITERÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130307 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1751 "inscrito_id" => 8659 "titulo" => "A TRANSGENERIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES : UMA REVISÃO LITERÁRIA" "resumo" => "Este trabalho está vinculado ao Laboratório de Estudos Feministas e Violência de Gênero (LEFEVEG) do Departamento de Pedagogia (DPD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Regional Cianorte (CRC). O mesmo discute a transgeneridade infantil e a educação infantil sistematizada em instituições públicas, locais onde as crianças iniciam a manifestar sua identidade de gênero. Esse tema é pouco discutido dentro de uma sociedade constituída por meio de fundamentos religiosos, conservadores e patriarcais, como a que vivemos. O que justifica ainda mais a necessidade de debate sobre o assunto, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2021), já na primeira infância a criança se identifica como menina ou menino e apresenta brincadeiras de determinado gênero. Por esse tema ser tratado como um "tabu", questionamos: há pesquisas que abordem a relação entre transgeneridade infantil e educação infantil na formação de professores/as desta etapa de educação. Dessa forma o presente trabalho, tem como objetivo investigar, por meio de um estado da arte, se há as pesquisas científicas que discutem a transgeneridade infantil na formação do/a professor/a da educação infantil. Utiliza-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Google Acadêmico, como plataforma de buscas das fontes. Dentre as pesquisas encontradas, constatamos que nenhuma delas aborda a transgeneridade de crianças pequenas relacionadas ao ambiente escolar da Educação Infantil, tampouco que faça um debate sobre a formação de professores/as que considerem tal assunto. Sendo assim, fica explícito a necessidade do desenvolvimento de pesquisas com essa temática, para que os/as profissionais que atuam na educação infantil tenham uma formação de mais qualidade para ter uma atuação mais humana e respeitosa com as crianças trans que possam estar inseridas nessas instituições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8659_TB1751_10032025224905.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FABIANO GOMES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrielgomesfabiano123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130307 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1751 "inscrito_id" => 8659 "titulo" => "A TRANSGENERIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES : UMA REVISÃO LITERÁRIA" "resumo" => "Este trabalho está vinculado ao Laboratório de Estudos Feministas e Violência de Gênero (LEFEVEG) do Departamento de Pedagogia (DPD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Regional Cianorte (CRC). O mesmo discute a transgeneridade infantil e a educação infantil sistematizada em instituições públicas, locais onde as crianças iniciam a manifestar sua identidade de gênero. Esse tema é pouco discutido dentro de uma sociedade constituída por meio de fundamentos religiosos, conservadores e patriarcais, como a que vivemos. O que justifica ainda mais a necessidade de debate sobre o assunto, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2021), já na primeira infância a criança se identifica como menina ou menino e apresenta brincadeiras de determinado gênero. Por esse tema ser tratado como um "tabu", questionamos: há pesquisas que abordem a relação entre transgeneridade infantil e educação infantil na formação de professores/as desta etapa de educação. Dessa forma o presente trabalho, tem como objetivo investigar, por meio de um estado da arte, se há as pesquisas científicas que discutem a transgeneridade infantil na formação do/a professor/a da educação infantil. Utiliza-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Google Acadêmico, como plataforma de buscas das fontes. Dentre as pesquisas encontradas, constatamos que nenhuma delas aborda a transgeneridade de crianças pequenas relacionadas ao ambiente escolar da Educação Infantil, tampouco que faça um debate sobre a formação de professores/as que considerem tal assunto. Sendo assim, fica explícito a necessidade do desenvolvimento de pesquisas com essa temática, para que os/as profissionais que atuam na educação infantil tenham uma formação de mais qualidade para ter uma atuação mais humana e respeitosa com as crianças trans que possam estar inseridas nessas instituições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8659_TB1751_10032025224905.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FABIANO GOMES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrielgomesfabiano123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }