Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NORDESTE: MEU LUGAR, MINHA GENTE!

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata experiências educacionais no desenvolvimento de uma disciplina eletiva, implementada em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio, durante o 2º semestre do ano letivo de 2024. A disciplina intitulada Nordeste: meu lugar, minha gente, foi ofertada para uma turma de 40 estudantes, cursistas do 1º e 2º ano da instituição. Os encontros aconteceram, semanalmente, com duas aulas semanais. A metodologia aplicada contemplou aulas expositivas e interativas com Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Oficinas culturais, vivências musicais, discussão de casos, palestras, relatos de experiência, rodas de conversa, arte, expressão criativa, dramatização e aprendizagem cooperativa edificaram os critérios metodológicos experienciados. Os eixos temáticos socializados trouxeram os seguintes viés: 1. História do Nordeste; 2. Os estados do nordeste brasileiro e os seus aspectos culturais; 3. Músicas, danças e festas populares; 4. Autores nordestinos e exemplos de suas obras literárias; 5. Artesanato e arte popular e 6. O estudo da cultura regional (pernambucana e vitoriense). O processo de livre escolha para cursar a disciplina foi fortalecedor na atuação estudantil, o desejo de construir conhecimentos culturais, e de se reconhecer como cidadão pertencente a essa cultura, foi incontestável no público participante. A presença educativa foi avaliada e apurada por meio da assiduidade, do construtivismo e do atuar protagonista nos encontros efetuados. A disciplina também oportunizou a expansão do conhecimento cultural para comunidade escolar, sendo a sua culminância de encerramento, uma feira expositiva com atividades referenciadas nas temáticas estudadas e na educação popular. Nessa sinergia, pode-se inferir que a compreensão mais ampla e crítica dos aspectos que formam a identidade brasileira, merecem destaque no contexto escolar. A cultura representa um elemento vivo da nossa existência e no projeto de vida dos nossos estudantes.

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