O TEATRO MUSICAL COMO VIA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL: RELATO EXPERIÊNCIA DE UM ESPETÁCULO NO ESPAÇO ARTÍSTICO NATÁLIA NEGREIROS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129858 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1135 "inscrito_id" => 6576 "titulo" => "O TEATRO MUSICAL COMO VIA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL: RELATO EXPERIÊNCIA DE UM ESPETÁCULO NO ESPAÇO ARTÍSTICO NATÁLIA NEGREIROS" "resumo" => "O presente escrito descreve a experiência de um educador musical em um espaço de ensino de dança, na cidade de Mossoró-RN, desenvolvendo uma experiência artística com bailarinos do referido espaço com vistas à construção de um musical, denominado “A história não contada de Oz”. O processo solicitou a promoção de ensino-aprendizagem musical para se alcançar o objetivo de Realizar as músicas cantadas que integravam o espetáculo. Delineou-se como objetivo deste escrito: explanar a Educação Musical promovida no Espaço Artístico Natália Negreiros. Os encontros realizados para construção do musical direcionaram o educador e os participantes a momentos de aula e ensaio partindo da perspectiva da Educação Musical. Sabendo que nessa prática o instrumento a ser utilizado para o fazer musical é o canto, foram realizados momentos de preparação corporal, aquecimento vocal e outras dinâmicas integradas entre Música, Teatro e Dança. A interdisciplinaridade permeou esse processo, promovendo diversas contribuições explicitadas no texto, bem como a aprendizagem musical ocorrendo de uma forma que não é comum em muitos espaços ainda. Também observamos que se faz necessário considerar o corpo como principal ponto de partida para a aprendizagem e o fazer musical. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir com outros educadores musicais nas possibilidades de como se promover a Educação Musical e a interdisciplinaridade entre as linguagens artísticas. O ensino de música deve ser permeado nos corpos das pessoas, a música pode ser vivenciada de forma direta com o espaço cênico, a integração entre as linguagens pode potencializar o ser de diversas formas, seu fazer artístico e a experiência educacional. O Espaço Artístico Natália Negreiros possibilitou um ambiente inovador para o contexto da cidade de Mossoró-RN e viabilizou a Educação Musical a bailarinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6576_TB1135_08032025230454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALTER CARLOS DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "VALTER" "autor_email" => "valtermusic@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129858 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1135 "inscrito_id" => 6576 "titulo" => "O TEATRO MUSICAL COMO VIA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL: RELATO EXPERIÊNCIA DE UM ESPETÁCULO NO ESPAÇO ARTÍSTICO NATÁLIA NEGREIROS" "resumo" => "O presente escrito descreve a experiência de um educador musical em um espaço de ensino de dança, na cidade de Mossoró-RN, desenvolvendo uma experiência artística com bailarinos do referido espaço com vistas à construção de um musical, denominado “A história não contada de Oz”. O processo solicitou a promoção de ensino-aprendizagem musical para se alcançar o objetivo de Realizar as músicas cantadas que integravam o espetáculo. Delineou-se como objetivo deste escrito: explanar a Educação Musical promovida no Espaço Artístico Natália Negreiros. Os encontros realizados para construção do musical direcionaram o educador e os participantes a momentos de aula e ensaio partindo da perspectiva da Educação Musical. Sabendo que nessa prática o instrumento a ser utilizado para o fazer musical é o canto, foram realizados momentos de preparação corporal, aquecimento vocal e outras dinâmicas integradas entre Música, Teatro e Dança. A interdisciplinaridade permeou esse processo, promovendo diversas contribuições explicitadas no texto, bem como a aprendizagem musical ocorrendo de uma forma que não é comum em muitos espaços ainda. Também observamos que se faz necessário considerar o corpo como principal ponto de partida para a aprendizagem e o fazer musical. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir com outros educadores musicais nas possibilidades de como se promover a Educação Musical e a interdisciplinaridade entre as linguagens artísticas. O ensino de música deve ser permeado nos corpos das pessoas, a música pode ser vivenciada de forma direta com o espaço cênico, a integração entre as linguagens pode potencializar o ser de diversas formas, seu fazer artístico e a experiência educacional. O Espaço Artístico Natália Negreiros possibilitou um ambiente inovador para o contexto da cidade de Mossoró-RN e viabilizou a Educação Musical a bailarinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6576_TB1135_08032025230454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALTER CARLOS DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "VALTER" "autor_email" => "valtermusic@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }