O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DE BACTÉRIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129264 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 2520 "titulo" => "O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DE BACTÉRIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "A Educação Matemática tem se destacado como um recurso didático essencial para tornar o ensino da matemática mais acessível e contextualizado. Segundo Saito (2016), é fundamental utilizar elementos históricos e metodológicos que auxiliem na compreensão dos conteúdos matemáticos, promovendo a representação, abstração e raciocínio lógico. Diante desse cenário, a interdisciplinaridade surge como uma abordagem inovadora, permitindo a integração da matemática com outras áreas do conhecimento. O estudo das funções exponenciais é um exemplo dessa abordagem, pois apresenta aplicações diretas em aspectos naturais e sociais, como o crescimento populacional, a economia e, especialmente, o crescimento de populações bacterianas. A relação entre matemática e biologia permite que os alunos percebam a utilidade prática dos conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. No entanto, pesquisas como as de Silva (2018) apontam que os estudantes enfrentam dificuldades na compreensão e representação gráfica das funções exponenciais. Isso indica a necessidade de estratégias didáticas que ultrapassem a mera manipulação de fórmulas e incentivem a construção do conhecimento conceitual. Este trabalho tem como objetivo utilizar a Educação Matemática para explorar a relação entre matemática e biologia, investigando o crescimento exponencial de culturas de bactérias. A pesquisa busca extrair dados empíricos e desenvolver uma sequência didática que facilite a compreensão das funções exponenciais, proporcionando uma abordagem interdisciplinar inovadora. Ao descrever os resultados obtidos, pretende-se oferecer uma alternativa pedagógica que auxilie na superação das dificuldades dos alunos, contribuindo para um ensino mais significativo. Dessa forma, esperamos que a abordagem proposta favoreça a aprendizagem e demonstre a presença da matemática em diversos contextos, fortalecendo o pensamento crítico e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2520_TB326_12022025095634.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DUCILENE FERREIRA DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "DUCILENE" "autor_email" => "ducileneconceicao.20180041357@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129264 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 2520 "titulo" => "O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DE BACTÉRIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "A Educação Matemática tem se destacado como um recurso didático essencial para tornar o ensino da matemática mais acessível e contextualizado. Segundo Saito (2016), é fundamental utilizar elementos históricos e metodológicos que auxiliem na compreensão dos conteúdos matemáticos, promovendo a representação, abstração e raciocínio lógico. Diante desse cenário, a interdisciplinaridade surge como uma abordagem inovadora, permitindo a integração da matemática com outras áreas do conhecimento. O estudo das funções exponenciais é um exemplo dessa abordagem, pois apresenta aplicações diretas em aspectos naturais e sociais, como o crescimento populacional, a economia e, especialmente, o crescimento de populações bacterianas. A relação entre matemática e biologia permite que os alunos percebam a utilidade prática dos conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. No entanto, pesquisas como as de Silva (2018) apontam que os estudantes enfrentam dificuldades na compreensão e representação gráfica das funções exponenciais. Isso indica a necessidade de estratégias didáticas que ultrapassem a mera manipulação de fórmulas e incentivem a construção do conhecimento conceitual. Este trabalho tem como objetivo utilizar a Educação Matemática para explorar a relação entre matemática e biologia, investigando o crescimento exponencial de culturas de bactérias. A pesquisa busca extrair dados empíricos e desenvolver uma sequência didática que facilite a compreensão das funções exponenciais, proporcionando uma abordagem interdisciplinar inovadora. Ao descrever os resultados obtidos, pretende-se oferecer uma alternativa pedagógica que auxilie na superação das dificuldades dos alunos, contribuindo para um ensino mais significativo. Dessa forma, esperamos que a abordagem proposta favoreça a aprendizagem e demonstre a presença da matemática em diversos contextos, fortalecendo o pensamento crítico e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2520_TB326_12022025095634.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DUCILENE FERREIRA DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "DUCILENE" "autor_email" => "ducileneconceicao.20180041357@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }