INTRODUÇÃO: O envelhecer é um processo gradativo e natural do organismo humano. Por ser um processo inevitável e irreversível, as condições crônicas e incapacitantes que frequentemente acompanham o envelhecimento podem ser prevenidas ou retardadas.No Brasil, foi instituído em 2003 o estatuto do idoso, e em 2006 foi elaborado o Pacto pela vida, quando pela primeira vez o Sistema Único de Saúde (SUS) assumiu como meta prioritária a atenção a saúde da população idosa no país. As ações que promovam atividades de orientação em saúde são amplamente fomentadas na Política de Envelhecimento ativo e saudável. Acredita-se que ações educativas contribuam para mudanças de conduta de forma voluntária, favorecendo o estado de saúde.Os espaços de desenvolvimento de ações interativas com idosos surgem como uma possibilidade de um envelhecer mais saudável, onde o idoso tem a oportunidade de interagir com outros idosos e desenvolver aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e espirituais.A enfermagem tem papel fundamental quando se trata da educação em saúde, pois os profissionais são vistos como multiplicadores do saber.DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:Relato de experiência sobre ação educativa ocorrida durante Estágio Supervisionado, realizada por acadêmicas de Enfermagem para usuários de uma Unidade Básica de Saúde da terceira idade.Foi escolhida a atividade onde seria trabalhado o conhecimento acerca da caderneta.A ação educativa foi a técnica de dinâmica intitulada “O Segredo da Caixa” onde uma caixa de papel, contendo em seu interior a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa,foi passada para os idosos, que estavam em roda.Os mesmos foram instruídos a olharem o que havia dentro da caixa e não deixarem o amigo ao lado ver, depois diriam, para as alunas que ficavam ao seu lado, uma palavra que aquele objeto representava para eles e os alunos procediam à anotação, no caderno, de cada uma dessas impressões. Após a caixa passar por todos os idosos, as palavras recolhidas foram lidas e surgiram palavras e frases como: “ruim”, “duas pessoas adultas”, “tem que cuidar da saúde”, “respeito com os idosos”, “caderneta da pessoa idosa”, “terceira idade”, “todo mundo chega lá”, “consultas periódicas”. E ao final as alunas procederam à explicação acerca da importância da Caderneta para o idoso e para os profissionais que a manuseiam, bem como esclareceram dúvidas evidenciadas pelos idosos. RESULTADOS: Ao final da dinâmica foi observada a participação dos idosos, o conhecimento deles em relação à Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa;as impressões que eles tinham sobre a mesma;os comentários acerca da atividade e avaliamos também as informações prévias que traziam da importância para suas vidas e de que forma a Caderneta os ajudava. CONCLUSÃO: Foi possível identificar que os idosos reconheciam a importância da caderneta e buscavam melhores informações.São relevantes, assim, as ações educativas voltadas para grupos de idosos, pois oportuniza a participação e interação, favorecendo o socializar, integrar, informar e trocar experiências com os idosos. Ao enfatizar a participação e oportunizar seu exercício, elas visam “abrir portas” ao pensamento criativo sobre a vida e ao desejo de atuar na construção de outras realidades possíveis, mais propícias à qualidade de vida no envelhecimento.