Introdução: O envelhecimento da população é um fenômeno de amplitude mundial e como conseqüência do rápido processo de envelhecimento vivenciado pelo Brasil nos últimos anos, a estrutura da população tende a sofrer uma mudança radical. O grande aumento no número absoluto de idosos e da longevidade, devem ser fatos impulsionadores das políticas sociais para o auxílio à população que alcança idades avançadas com uma degeneração gradativa de sua saúde.
Em paralelo às modificações observadas na pirâmide populacional, doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade. Um dos resultados dessa dinâmica é uma demanda crescente por serviços de saúde.
Neste intuito o Ministério da Saúde vem investindo maciçamente no Programa de Saúde Família, e surgem, com esta iniciativa, os programas de residência em saúde da família como alternativa para formar profissionais diferenciados tanto na sua formação educacional quanto na sua formação profissional condizente às reais necessidades da população.
Nessa acepção, a promoção da saúde apresenta-se como a interface das ações de educação com as de saúde, traduzindo-se em ações de cunho preventivo.
Objetivo: Diante disto, o trabalho objetivou-se em descrever, um relato de experiência vivenciada por Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica de um projeto de educação em saúde para com um grupo de idosos, no município de Mossoró/RN.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo estudo de caso, de caráter qualitativo, com intuito de expor uma análise sobre o projeto de educação em saúde na terceira idade realizada com o grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), conduzida pela equipe de Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica e Saúde da Família e Comunidade, na cidade de Mossoró/RN, entre abril e agosto de 2015.
O projeto de educação em saúde na terceira idade contou com a participação de seis residentes multiprofissionais das seguintes áreas: Odontologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e assistência social.
Foram realizadas reuniões mensais com o grupo abordando diversos temas na área da saúde.
Resultados e discussão: Ao final de cada reunião, foi feita uma revisão dos aspectos principais dos temas desenvolvidos, com a finalidade de verificar a compreensão do conteúdo apresentado e a construção de novos conhecimentos. Solicitou-se aos idosos uma breve avaliação sobre a relevância de sua participação no encontro, sendo que a maioria deles consideravam-na importante para o enfrentamento do “dia-a-dia” e dos eventos que acompanham o processo de envelhecimento.
Chama a atenção, neste processo o importante papel que vem sendo atribuído às iniciativas de implementação de estratégias de promoção à saúde da pessoa idosa. Diante dos resultados, pode-se destacar a relevância da educação em saúde para a promoção do envelhecimento saudável.
Considerações: Analisando-se o momento de transição demográfica pelo qual o país e o mundo atravessam, lidar com o envelhecimento e suas nuances é um dos grandes desafios para os profissionais de saúde. Para os serviços de saúde, isso se traduz em demandas crescentes e complexas, exigindo dos profissionais, além de conhecimentos específicos em geriatria e gerontologia, atenção interdisciplinar que contemple as necessidades de saúde do idoso.