EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121952 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Objetiva-se relatar a experiência de graduandos de enfermagem do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação e Tecnologias em Saúde como educadores em saúde, com adolescentes do ensino fundamental da rede municipal em Recife-PE. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a vivência de discentes de enfermagem da UFPE. A intervenção educativa foi realizada em outubro de 2024 com duração de duas horas. Apresentou como proposta pedagógica instrumentalizar os escolares a refletir de modo crítico sobre as situações de violência vivenciadas seja como perpetrador, vítima, vítima perpetrador ou observador, de modo a romper a naturalização deste fenômeno e de mobilizar um processo de autoconscientização para a disseminação de relações respeitosas e promotoras de saúde. De modo a coibir atitudes de intolerância e de agressividade que repercutem no desenvolvimento socioemocional dos escolares. Para o desenvolvimento de uma educação fomentadora de processos de conscientização e de conquista de empoderamento para discernimento em atitudes mais éticas e humanísticas, foi utilizada a metodologia de Círculos de Cultura desenvolvendo um ambiente dialógico. Na etapa inicial, foi possível apresentar uma questão geradora que impulsionou aos escolares relatar suas experiências sobre o fenômeno e abordar os valores relacionados à cultura de paz, destacando a comunicação e atitudes respeitosas, a fim de compreender as diferentes realidades e desenvolver habilidades que promovam uma convivência saudável. Posteriormente, houve a confecção de mapas mentais pelos escolares como metodologia ativa para consolidação do aprendizado e desenvolvimento de habilidades socioemocionais no trabalho em grupo. Foi realizada uma autoavaliação e conclui-se que o acolhimento mediante escuta qualificada, fortaleceu o entendimento dos prejuízos oriundos da violência escolar. Portanto, a atuação do enfermeiro como educador em saúde no contexto escolar constitui uma estratégia potencializadora para a transformação social e promoção de cultura de paz." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID212_TB126_22042025165854.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FERREIRA DE SOUZA NUNES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.fsnunes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121952 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Objetiva-se relatar a experiência de graduandos de enfermagem do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação e Tecnologias em Saúde como educadores em saúde, com adolescentes do ensino fundamental da rede municipal em Recife-PE. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a vivência de discentes de enfermagem da UFPE. A intervenção educativa foi realizada em outubro de 2024 com duração de duas horas. Apresentou como proposta pedagógica instrumentalizar os escolares a refletir de modo crítico sobre as situações de violência vivenciadas seja como perpetrador, vítima, vítima perpetrador ou observador, de modo a romper a naturalização deste fenômeno e de mobilizar um processo de autoconscientização para a disseminação de relações respeitosas e promotoras de saúde. De modo a coibir atitudes de intolerância e de agressividade que repercutem no desenvolvimento socioemocional dos escolares. Para o desenvolvimento de uma educação fomentadora de processos de conscientização e de conquista de empoderamento para discernimento em atitudes mais éticas e humanísticas, foi utilizada a metodologia de Círculos de Cultura desenvolvendo um ambiente dialógico. Na etapa inicial, foi possível apresentar uma questão geradora que impulsionou aos escolares relatar suas experiências sobre o fenômeno e abordar os valores relacionados à cultura de paz, destacando a comunicação e atitudes respeitosas, a fim de compreender as diferentes realidades e desenvolver habilidades que promovam uma convivência saudável. Posteriormente, houve a confecção de mapas mentais pelos escolares como metodologia ativa para consolidação do aprendizado e desenvolvimento de habilidades socioemocionais no trabalho em grupo. Foi realizada uma autoavaliação e conclui-se que o acolhimento mediante escuta qualificada, fortaleceu o entendimento dos prejuízos oriundos da violência escolar. Portanto, a atuação do enfermeiro como educador em saúde no contexto escolar constitui uma estratégia potencializadora para a transformação social e promoção de cultura de paz." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID212_TB126_22042025165854.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FERREIRA DE SOUZA NUNES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.fsnunes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }