Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PAINEL DE JUÍZES ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS NA VALIDAÇÃO DA ESCALA DE PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O bullying e o cyberbullying representam problemas mundiais, frequentes nas escolas públicas e privadas que sinalizam a necessidade de elaborar instrumentos efetivos para a sua prevenção e controle. A Teoria do Comportamento Planejado representa um alicerce para a construção de escalas psicométricas ao envolver as crenças, atitudes e fatores determinantes de comportamentos. A validação de conteúdo destas ferramentas podem fornecer informações sobre a representatividade e clareza de cada item analisado. Objetivo: Caracterizar o painel de juízes especialistas envolvidos na validação de conteúdo da Escala de Medida de Intenção para Prevenção do Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber). Método: Estudo de validação de conteúdo da EMIP-Bully Cyber com juízes especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-setembro de 2022 via preenchimento de formulário encaminhado via google forms. A busca dos participantes foi realizada na Plataforma Lattes usando os termos bullying AND cyberbullying AND validation scale. Foram selecionados os juízes especialistas que atingiram a pontuação mínima de quatro pontos na Escala adaptada de Fehring (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: Dos 24 juízes especialistas convidados para participar da pesquisa, obteve-se o retorno do formulário preenchido de 14 juízes. Contudo, foram incluídos os 10 juízes que obtiveram pelo menos 4 pontos na escala supracitada. Destes 8 eram do sexo feminino, 3 tinham título de doutor, 7 eram mestres e pesquisavam sobre validação, bullying ou cyberbullying entre adolescentes. Conclusão: O envolvimento de juízes especialistas é fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados da validação de conteúdo da EMIP-Bullycyber por reconhecer a qualidade deste instrumento que procura verificar e avaliar o bullying e cyberbullying. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para prevenção do bullying, cyberbullying e reduz suas repercussões.

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