PROJETO DE VIDA E INTERCULTURALIDADE ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121895 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "PROJETO DE VIDA E INTERCULTURALIDADE ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS" "resumo" => "Introdução: A educação pública brasileira enfrenta diversos desafios, dentre estes, as limitações para implementar projetos pedagógico que promovam a interculturalidade. Elemento importante para redução das desigualdades e promoção do respeito às diversidades culturais, étnicas e identitárias. Estudantes que sofrem com o processo de exclusão social, geralmente, tem uma baixa perspectiva de futuro e elevado índice de problemas psicológicos, entretanto, acredita-se que com a integração do Projeto de Vida (PV) no currículo escolar, o senso de pertencimento desses sujeitos no seu espaço social pode ser alcançado e, assim, fortalecê-los. Objetivo: Analisar a contribuição do PV e da interculturalidade no ambiente escolar para a inclusão social e o fortalecimento dos escolares. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, onde a coleta de dados foi realizada nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Competência cultural, educação em saúde e inclusão escolar. Foram utilizados artigos publicados entre 2021 e 2025, em português, com acesso gratuito e que abordam a temática central. Resultados: Dos 53 artigos revisados, 26 foram incluídos na análise, onde 80% enfatizam que o processo de exclusão social sofrido pelos estudantes com culturas diferentes, gera uma elevada taxa de evasão escolar e aumento de problemas como ansiedade e depressão. Em contrapartida, 65% destacou que a inserção do PV nas escolas ampliou a visão sobre interculturalidade. Conclusão: Conclui-se, portanto, que grupos marginalizados da sociedade, geralmente, não apresentam uma perspectiva ampla do que fazer a longo prazo, entretanto, com a adição do PV no currículo escolar, o processo de interculturalidade e fortalecimento dos sujeitos deve constituir uma meta almejada. Contribuições para enfermagem/saúde: Além de favorecer a inclusão social, a integração do PV contribui tanto para o bem-estar, reduzindo fatores como estresse e insegurança, quanto para o fortalecimento da identidade e autonomia dos alunos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID135_TB60_13042025163327.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANDA GABRIELLE SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "LUANDA MOTA" "autor_email" => "luanda.mota@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121895 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "PROJETO DE VIDA E INTERCULTURALIDADE ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS" "resumo" => "Introdução: A educação pública brasileira enfrenta diversos desafios, dentre estes, as limitações para implementar projetos pedagógico que promovam a interculturalidade. Elemento importante para redução das desigualdades e promoção do respeito às diversidades culturais, étnicas e identitárias. Estudantes que sofrem com o processo de exclusão social, geralmente, tem uma baixa perspectiva de futuro e elevado índice de problemas psicológicos, entretanto, acredita-se que com a integração do Projeto de Vida (PV) no currículo escolar, o senso de pertencimento desses sujeitos no seu espaço social pode ser alcançado e, assim, fortalecê-los. Objetivo: Analisar a contribuição do PV e da interculturalidade no ambiente escolar para a inclusão social e o fortalecimento dos escolares. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, onde a coleta de dados foi realizada nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Competência cultural, educação em saúde e inclusão escolar. Foram utilizados artigos publicados entre 2021 e 2025, em português, com acesso gratuito e que abordam a temática central. Resultados: Dos 53 artigos revisados, 26 foram incluídos na análise, onde 80% enfatizam que o processo de exclusão social sofrido pelos estudantes com culturas diferentes, gera uma elevada taxa de evasão escolar e aumento de problemas como ansiedade e depressão. Em contrapartida, 65% destacou que a inserção do PV nas escolas ampliou a visão sobre interculturalidade. Conclusão: Conclui-se, portanto, que grupos marginalizados da sociedade, geralmente, não apresentam uma perspectiva ampla do que fazer a longo prazo, entretanto, com a adição do PV no currículo escolar, o processo de interculturalidade e fortalecimento dos sujeitos deve constituir uma meta almejada. Contribuições para enfermagem/saúde: Além de favorecer a inclusão social, a integração do PV contribui tanto para o bem-estar, reduzindo fatores como estresse e insegurança, quanto para o fortalecimento da identidade e autonomia dos alunos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID135_TB60_13042025163327.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANDA GABRIELLE SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "LUANDA MOTA" "autor_email" => "luanda.mota@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }