Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE UM PRESÍDIO FEMININO SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES RECLUSAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121943
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 2
    "titulo" => "CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE UM PRESÍDIO FEMININO SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES RECLUSAS"
    "resumo" => "Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e representam uma realidade no contexto prisional feminino, onde as mulheres privadas de liberdade estão entre os grupos mais acometidos pelos fatores de risco cardiovasculares. O desenvolvimento de um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares para professores de escolas prisionais femininas, com conteúdos emergentes da realidade prisional, poderá facilitar o processo de multiplicação do conhecimento e a adoção de um estilo de vida saudável. Objetivo: Identificar o conhecimento prévio de professores e profissionais de saúde sobre a temática de prevenção de doenças cardiovasculares e apreender informações quanto sugestões de temas de interesse. Métodos: Estudo qualitativo e exploratório, realizado em agosto/2024. A coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal online com profissionais de saúde e professores de uma escola localizada em presídio feminino do interior do estado de Pernambuco. O grupo focal foi moderado pela pesquisadora principal com aplicação de oito perguntas condutoras, tendo a duração média de uma hora e meia. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Bardin. Resultados: A amostra do estudo foi composta por dez profissionais, dos quais quatro eram professores da escola prisional e seis eram profissionais de saúde. Da análise de conteúdo, emergiram três categorias temáticas: 1) Conhecimento dos professores e profissionais de saúde sobre a DCV; 2) Buscando informações para o conteúdo e aparência do e-book; e 3) Estratégias pedagógicas interdisciplinares e uso de metodologias ativas. Conclusões: Este estudo subsidiou a construção de um e-book alicerçado em dados que refletem a realidade prisional e que, com apoio de um revisão bibliográfica da literatura, inclui dados científicos relevantes. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Este estudo pode fomentar a melhora da qualidade de vida das mulheres privadas de liberdade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID2_TB114_22042025131717.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA LUIZA DE ACIOLY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA ACIOLY"
    "autor_email" => "mariana.acioly@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121943
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 2
    "titulo" => "CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE UM PRESÍDIO FEMININO SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES RECLUSAS"
    "resumo" => "Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e representam uma realidade no contexto prisional feminino, onde as mulheres privadas de liberdade estão entre os grupos mais acometidos pelos fatores de risco cardiovasculares. O desenvolvimento de um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares para professores de escolas prisionais femininas, com conteúdos emergentes da realidade prisional, poderá facilitar o processo de multiplicação do conhecimento e a adoção de um estilo de vida saudável. Objetivo: Identificar o conhecimento prévio de professores e profissionais de saúde sobre a temática de prevenção de doenças cardiovasculares e apreender informações quanto sugestões de temas de interesse. Métodos: Estudo qualitativo e exploratório, realizado em agosto/2024. A coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal online com profissionais de saúde e professores de uma escola localizada em presídio feminino do interior do estado de Pernambuco. O grupo focal foi moderado pela pesquisadora principal com aplicação de oito perguntas condutoras, tendo a duração média de uma hora e meia. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Bardin. Resultados: A amostra do estudo foi composta por dez profissionais, dos quais quatro eram professores da escola prisional e seis eram profissionais de saúde. Da análise de conteúdo, emergiram três categorias temáticas: 1) Conhecimento dos professores e profissionais de saúde sobre a DCV; 2) Buscando informações para o conteúdo e aparência do e-book; e 3) Estratégias pedagógicas interdisciplinares e uso de metodologias ativas. Conclusões: Este estudo subsidiou a construção de um e-book alicerçado em dados que refletem a realidade prisional e que, com apoio de um revisão bibliográfica da literatura, inclui dados científicos relevantes. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Este estudo pode fomentar a melhora da qualidade de vida das mulheres privadas de liberdade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID2_TB114_22042025131717.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA LUIZA DE ACIOLY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA ACIOLY"
    "autor_email" => "mariana.acioly@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e representam uma realidade no contexto prisional feminino, onde as mulheres privadas de liberdade estão entre os grupos mais acometidos pelos fatores de risco cardiovasculares. O desenvolvimento de um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares para professores de escolas prisionais femininas, com conteúdos emergentes da realidade prisional, poderá facilitar o processo de multiplicação do conhecimento e a adoção de um estilo de vida saudável. Objetivo: Identificar o conhecimento prévio de professores e profissionais de saúde sobre a temática de prevenção de doenças cardiovasculares e apreender informações quanto sugestões de temas de interesse. Métodos: Estudo qualitativo e exploratório, realizado em agosto/2024. A coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal online com profissionais de saúde e professores de uma escola localizada em presídio feminino do interior do estado de Pernambuco. O grupo focal foi moderado pela pesquisadora principal com aplicação de oito perguntas condutoras, tendo a duração média de uma hora e meia. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Bardin. Resultados: A amostra do estudo foi composta por dez profissionais, dos quais quatro eram professores da escola prisional e seis eram profissionais de saúde. Da análise de conteúdo, emergiram três categorias temáticas: 1) Conhecimento dos professores e profissionais de saúde sobre a DCV; 2) Buscando informações para o conteúdo e aparência do e-book; e 3) Estratégias pedagógicas interdisciplinares e uso de metodologias ativas. Conclusões: Este estudo subsidiou a construção de um e-book alicerçado em dados que refletem a realidade prisional e que, com apoio de um revisão bibliográfica da literatura, inclui dados científicos relevantes. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Este estudo pode fomentar a melhora da qualidade de vida das mulheres privadas de liberdade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.