A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95584 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1241 "inscrito_id" => 12111 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem por finalidade contribuir com a formação dos estudantes das licenciaturas incentivando a sua inserção na educação básica da rede pública, ainda durante a graduação. Uma das grandes contribuições do Programa se revela na enriquecedora relação estabelecida entre a educação básica e o ensino superior possibilitando aos graduandos um incentivo para inserção no magistério, atrelado ao desenvolvimento e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As experiências propostas pelo Pibid englobam a realização de atividades lúdicas, como gincanas para fixação de conteúdos, jogos didáticos e tecnológicos, aulas laboratoriais, dentre outras práticas. Entendemos que estas atividades podem ser importantes estímulos para a formação do protagonismo dos alunos que desenvolvem autonomia no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção de estudantes do ensino médio sobre a inserção de metodologias ativas no ensino de Biologia proposta por bolsistas do Pibid do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara. A pesquisa é do tipo qualitativa/quantitativa, foi realizada através da aplicação de um questionário pela plataforma Google Forms, direcionado a alunos das três séries de ensino médio em uma Escola Estadual situada no Município de Acopiara – CE. As análises dos dados demonstram que 39% dos integrantes da pesquisa se sentem desmotivados a aprender Biologia quando as aulas são estritamente expositivas. No entanto, a maioria dos participantes (91%) concordou que quando são utilizadas metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, conseguem assimilar melhor os conteúdos. A partir dos resultados analisados, é possível inferir que as ações desenvolvidas pelos Bolsistas vêm contribuindo para utilização de métodos de ensino com abordagens dinâmicas e interativas proporcionando maior engajamento e despertando o interesse dos discentes nas aulas de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12111_TB1241_04102023141603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA THAYNARA RODRIGUES ALVES" "autor_nome_curto" => "THAYNARA" "autor_email" => "thaynara.rodrigues07@alun" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95584 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1241 "inscrito_id" => 12111 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem por finalidade contribuir com a formação dos estudantes das licenciaturas incentivando a sua inserção na educação básica da rede pública, ainda durante a graduação. Uma das grandes contribuições do Programa se revela na enriquecedora relação estabelecida entre a educação básica e o ensino superior possibilitando aos graduandos um incentivo para inserção no magistério, atrelado ao desenvolvimento e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As experiências propostas pelo Pibid englobam a realização de atividades lúdicas, como gincanas para fixação de conteúdos, jogos didáticos e tecnológicos, aulas laboratoriais, dentre outras práticas. Entendemos que estas atividades podem ser importantes estímulos para a formação do protagonismo dos alunos que desenvolvem autonomia no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção de estudantes do ensino médio sobre a inserção de metodologias ativas no ensino de Biologia proposta por bolsistas do Pibid do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara. A pesquisa é do tipo qualitativa/quantitativa, foi realizada através da aplicação de um questionário pela plataforma Google Forms, direcionado a alunos das três séries de ensino médio em uma Escola Estadual situada no Município de Acopiara – CE. As análises dos dados demonstram que 39% dos integrantes da pesquisa se sentem desmotivados a aprender Biologia quando as aulas são estritamente expositivas. No entanto, a maioria dos participantes (91%) concordou que quando são utilizadas metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, conseguem assimilar melhor os conteúdos. A partir dos resultados analisados, é possível inferir que as ações desenvolvidas pelos Bolsistas vêm contribuindo para utilização de métodos de ensino com abordagens dinâmicas e interativas proporcionando maior engajamento e despertando o interesse dos discentes nas aulas de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12111_TB1241_04102023141603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA THAYNARA RODRIGUES ALVES" "autor_nome_curto" => "THAYNARA" "autor_email" => "thaynara.rodrigues07@alun" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }