Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO, UTILIZAÇÃO E PESQUISA DE OBJETOS MATEMÁTICOS ADOTADOS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades da utilização de objetos matemáticos para o ensino de Razão e Proporção, aplicada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir das informações obtidas das análises prévias dos trabalhos, por meio de uma revisão de estudos, da opinião de 25 discentes egressos do 7º ano do Ensino Fundamental, identificamos algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de razão e proporção e elaboramos quatro principais objetos matemáticos. A experimentação foi aplicada em uma Escola pública Federal do município de Belém – PA com 25 alunos do 7º ano do nível fundamental. A análise dos resultados se deu por meio de uma abordagem qualitativa, coletadas a partir das interações entre professor e alunos, além do desempenho dos discentes na resolução de questões contempladas em um teste final, utilizando os artefatos matemáticos criados. Observou-se um grande interesse em mostrar a enorme aplicabilidade dos objetos criados, como também a associação ao conteúdo teórico que desse suporte a apresentação e testagem dos objetos. Ao final do experimento, afirmamos que o desenvolvimento de artefatos matemáticos proporciona resultados favoráveis à aprendizagem dos alunos, pois após as atividades aplicadas, obtiveram um desempenho satisfatório na resolução de questões sobre os conteúdos em estudo.

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