RESUMO: A língua não é usada de forma homogênea por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de acordo com a época, região, classe social e assim por diante. Dependendo da situação, um mesmo indivíduo pode fazer uso de diferentes variedades linguísticas adequando-se a cada contexto de comunicação. Ao trabalhar a diversidade linguística, pretendemos evidenciar que a língua portuguesa não se apresenta uniforme em todo o território brasileiro. Portanto, não podemos pensar em um dialeto homogêneo que pode ser falado da mesma maneira em todos os lugares. Este estudo é o resultado das atividades vivenciadas pelas bolsistas do PIBID em uma sala de primeira série da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas na cidade de Catolé do Rocha. Buscamos a partir dos gêneros textuais charge, conto, poesia e seminário, orientar os educandos quanto às variedades linguísticas existentes no Brasil, visando à conscientização dos alunos acerca das atitudes que contribuem para possíveis práticas preconceituosas que ocorrem na escola e sociedade em geral. Além de demonstrar que, em certas situações do cotidiano, precisamos adequar a linguagem ao contexto de uso. Em nosso estudo percebemos que os educandos não tinham noção da diversidade linguística existente, considerando como “correta” apenas a variante culta padrão e menosprezando as demais. Nossa metodologia foi voltada para atividades que culminassem em um ensino contextualizado e interativo. Dessa forma, promovemos aulas que envolviam leituras, debates, pesquisas e discussões. Durante o tempo de convivência com os discentes e a docente supervisora do nosso projeto, podemos concluir que o ensino de língua portuguesa ainda necessita passar por bastantes reformulações, uma vez que o espaço atribuído ao estudo das variações linguísticas na sala de aula é insuficiente para que os alunos reflitam sobre a importância de adequar sua fala e escrita a cada contexto de comunicação, pois sabe-se que em determinadas situações comunicativas terão que dominar a variante culta da língua e em outras poderão fazer uso da linguagem adquirida em seu meio social.