INOVAÇÕES ALÉM DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11695 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 1094 "titulo" => "INOVAÇÕES ALÉM DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "As aulas têm passado por uma difícil aceitação entre os alunos, principalmente as aulas de geografia, pois a metodologia utilizada pela maioria dos professores é unicamente a que não prende a atenção dos mesmos, ou seja, a aula tradicional. Sabemos que existe um avanço tecnológico muito grande nos dias de hoje, e que conseguir envolver os alunos em uma aula se tornou algo muito difícil. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância de inovar a aulas de geografia, com inovações que não sejam tecnológicas, por exemplo, a partir de imagens podemos desenvolver aulas onde a atenção dos alunos esteja voltada para o tema, fazendo com que eles não percam o foco da matéria aplicada, podemos ainda utilizar charges, musicas e vídeos, sempre de acordo com tema que esta sendo abordado em sala de aula, assim saindo do tradicionalismo e desenvolvendo uma aula de geografia inovadora, a qual os alunos sejam agentes ativos e não passivos. A partir das aulas da professora, conseguimos observar e planejar nossas ações do PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, deixando as aulas mais atrativas, levando inovações além das tecnologias como imagens, vídeos, charge e musicas para a sala de aula. Neste artigo destacaremos uma atividade que foi desenvolvida a partir do Projeto Didático de Reaproveitamento da Água, trabalhado no mês de Maio de 2015, essa atividade foi de extrema importância para o desenvolvimento critico dos alunos, pois foi nelas que eles puderam expressar suas opiniões, e com a realização de folders informativos, eles puderam repassar todo o aprendizado das aulas. Esses folders foram aplicados com o objetivo dos alunos repassarem o que entenderam e colocarem dicas de como reutilizar a água e o que fazer para preservar a água do planeta. Isso nos mostrou que vale a pena inovar sem a tecnologia propriamente dita, pois o que os alunos gostam é de ser ativo nas aulas, ser envolvidos de maneira direta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "AULAS TRADICIONAIS,, GEOGRAFIA INOVADORA., INOVAÇÕES TECNOLOGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1094_01072015163948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA GONÇALVES PINTO" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "erica_goncalveseg@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11695 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 1094 "titulo" => "INOVAÇÕES ALÉM DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "As aulas têm passado por uma difícil aceitação entre os alunos, principalmente as aulas de geografia, pois a metodologia utilizada pela maioria dos professores é unicamente a que não prende a atenção dos mesmos, ou seja, a aula tradicional. Sabemos que existe um avanço tecnológico muito grande nos dias de hoje, e que conseguir envolver os alunos em uma aula se tornou algo muito difícil. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância de inovar a aulas de geografia, com inovações que não sejam tecnológicas, por exemplo, a partir de imagens podemos desenvolver aulas onde a atenção dos alunos esteja voltada para o tema, fazendo com que eles não percam o foco da matéria aplicada, podemos ainda utilizar charges, musicas e vídeos, sempre de acordo com tema que esta sendo abordado em sala de aula, assim saindo do tradicionalismo e desenvolvendo uma aula de geografia inovadora, a qual os alunos sejam agentes ativos e não passivos. A partir das aulas da professora, conseguimos observar e planejar nossas ações do PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, deixando as aulas mais atrativas, levando inovações além das tecnologias como imagens, vídeos, charge e musicas para a sala de aula. Neste artigo destacaremos uma atividade que foi desenvolvida a partir do Projeto Didático de Reaproveitamento da Água, trabalhado no mês de Maio de 2015, essa atividade foi de extrema importância para o desenvolvimento critico dos alunos, pois foi nelas que eles puderam expressar suas opiniões, e com a realização de folders informativos, eles puderam repassar todo o aprendizado das aulas. Esses folders foram aplicados com o objetivo dos alunos repassarem o que entenderam e colocarem dicas de como reutilizar a água e o que fazer para preservar a água do planeta. Isso nos mostrou que vale a pena inovar sem a tecnologia propriamente dita, pois o que os alunos gostam é de ser ativo nas aulas, ser envolvidos de maneira direta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "AULAS TRADICIONAIS,, GEOGRAFIA INOVADORA., INOVAÇÕES TECNOLOGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1094_01072015163948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA GONÇALVES PINTO" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "erica_goncalveseg@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }