Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INOVAÇÕES ALÉM DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: AULAS TRADICIONAIS, , GEOGRAFIA INOVADORA., INOVAÇÕES TECNOLOGICAS Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11695
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "INOVAÇÕES ALÉM DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "As aulas têm passado por uma difícil aceitação entre os alunos, principalmente as aulas de geografia, pois a metodologia utilizada pela maioria dos professores é unicamente a que não prende a atenção dos mesmos, ou seja, a aula tradicional. Sabemos que existe um avanço tecnológico muito grande nos dias de hoje, e que conseguir envolver os alunos em uma aula se tornou algo muito difícil. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância de inovar a aulas de geografia, com inovações que não sejam tecnológicas, por exemplo, a partir de imagens podemos desenvolver aulas onde a atenção dos alunos esteja voltada para o tema, fazendo com que eles não percam o foco da matéria aplicada, podemos ainda utilizar charges, musicas e vídeos, sempre de acordo com tema que esta sendo abordado em sala de aula, assim saindo do tradicionalismo e desenvolvendo uma aula de geografia inovadora, a qual os alunos sejam agentes ativos e não passivos. A partir das aulas da professora, conseguimos observar e planejar nossas ações do PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, deixando as aulas mais atrativas, levando inovações além das tecnologias como imagens, vídeos, charge e musicas para a sala de aula. Neste artigo destacaremos uma atividade que foi desenvolvida a partir do Projeto Didático de Reaproveitamento da Água, trabalhado no mês de Maio de 2015, essa atividade foi de extrema importância para o desenvolvimento critico dos alunos, pois foi nelas que eles puderam expressar suas opiniões, e com a realização de folders informativos, eles puderam repassar todo o aprendizado das aulas. Esses folders foram aplicados com o objetivo dos alunos repassarem o que entenderam e colocarem dicas de como reutilizar a água e o que fazer para preservar a água do planeta. Isso nos mostrou que vale a pena inovar sem a tecnologia propriamente dita, pois o que os alunos gostam é de ser ativo nas aulas, ser envolvidos de maneira direta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "AULAS TRADICIONAIS,, GEOGRAFIA INOVADORA., INOVAÇÕES TECNOLOGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1094_01072015163948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA GONÇALVES PINTO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "erica_goncalveseg@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11695
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "INOVAÇÕES ALÉM DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "As aulas têm passado por uma difícil aceitação entre os alunos, principalmente as aulas de geografia, pois a metodologia utilizada pela maioria dos professores é unicamente a que não prende a atenção dos mesmos, ou seja, a aula tradicional. Sabemos que existe um avanço tecnológico muito grande nos dias de hoje, e que conseguir envolver os alunos em uma aula se tornou algo muito difícil. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância de inovar a aulas de geografia, com inovações que não sejam tecnológicas, por exemplo, a partir de imagens podemos desenvolver aulas onde a atenção dos alunos esteja voltada para o tema, fazendo com que eles não percam o foco da matéria aplicada, podemos ainda utilizar charges, musicas e vídeos, sempre de acordo com tema que esta sendo abordado em sala de aula, assim saindo do tradicionalismo e desenvolvendo uma aula de geografia inovadora, a qual os alunos sejam agentes ativos e não passivos. A partir das aulas da professora, conseguimos observar e planejar nossas ações do PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, deixando as aulas mais atrativas, levando inovações além das tecnologias como imagens, vídeos, charge e musicas para a sala de aula. Neste artigo destacaremos uma atividade que foi desenvolvida a partir do Projeto Didático de Reaproveitamento da Água, trabalhado no mês de Maio de 2015, essa atividade foi de extrema importância para o desenvolvimento critico dos alunos, pois foi nelas que eles puderam expressar suas opiniões, e com a realização de folders informativos, eles puderam repassar todo o aprendizado das aulas. Esses folders foram aplicados com o objetivo dos alunos repassarem o que entenderam e colocarem dicas de como reutilizar a água e o que fazer para preservar a água do planeta. Isso nos mostrou que vale a pena inovar sem a tecnologia propriamente dita, pois o que os alunos gostam é de ser ativo nas aulas, ser envolvidos de maneira direta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "AULAS TRADICIONAIS,, GEOGRAFIA INOVADORA., INOVAÇÕES TECNOLOGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1094_01072015163948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA GONÇALVES PINTO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "erica_goncalveseg@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

As aulas têm passado por uma difícil aceitação entre os alunos, principalmente as aulas de geografia, pois a metodologia utilizada pela maioria dos professores é unicamente a que não prende a atenção dos mesmos, ou seja, a aula tradicional. Sabemos que existe um avanço tecnológico muito grande nos dias de hoje, e que conseguir envolver os alunos em uma aula se tornou algo muito difícil. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância de inovar a aulas de geografia, com inovações que não sejam tecnológicas, por exemplo, a partir de imagens podemos desenvolver aulas onde a atenção dos alunos esteja voltada para o tema, fazendo com que eles não percam o foco da matéria aplicada, podemos ainda utilizar charges, musicas e vídeos, sempre de acordo com tema que esta sendo abordado em sala de aula, assim saindo do tradicionalismo e desenvolvendo uma aula de geografia inovadora, a qual os alunos sejam agentes ativos e não passivos. A partir das aulas da professora, conseguimos observar e planejar nossas ações do PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, deixando as aulas mais atrativas, levando inovações além das tecnologias como imagens, vídeos, charge e musicas para a sala de aula. Neste artigo destacaremos uma atividade que foi desenvolvida a partir do Projeto Didático de Reaproveitamento da Água, trabalhado no mês de Maio de 2015, essa atividade foi de extrema importância para o desenvolvimento critico dos alunos, pois foi nelas que eles puderam expressar suas opiniões, e com a realização de folders informativos, eles puderam repassar todo o aprendizado das aulas. Esses folders foram aplicados com o objetivo dos alunos repassarem o que entenderam e colocarem dicas de como reutilizar a água e o que fazer para preservar a água do planeta. Isso nos mostrou que vale a pena inovar sem a tecnologia propriamente dita, pois o que os alunos gostam é de ser ativo nas aulas, ser envolvidos de maneira direta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.