O ensino de Química nos dias atuais vem abordando de maneira considerável temas ligados ao meio ambiente que proporcionam ao professor a oportunidade de trabalhar em sala diversos assuntos que estão interligados ao cotidiano dos estudantes. Assim, diante dos vários assuntos que podem ser abordados tem-se à horta, que possibilita a exploração de um leque de conteúdos. Neste sentido percebeu-se a importância de implantar uma horta orgânica no espaço escolar com o intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, dentre as quais foi dado ênfase a Química. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo incentivar o plantio de hortaliças no âmbito escolar sem o uso de agrotóxicos. Além disso, buscou-se trabalhar a Química Ambiental com os estudantes através de uma horta orgânica e promover uma atividade extraclasse com o intuito de garantir um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o trabalho foi realizado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, a princípio a turma foi dividida em seis grupos para realização de um levantamento referente ao assunto de hortaliças, dentre os quais estavam: plantio, colheita, maturação, tratamento, fertilizante e adubos. Cada grupo ficou responsável por pesquisar um ponto dentre os citados anteriormente e em seguida foi realizado um debate de maneira discursiva em relação aos pontos. Com a finalização da parte teórica, deu-se inicio a parte prática do projeto que consistiu no plantio das mudas de alface, couve e pimentão, na sequência foi feita a preparação do solo utilizando como adubo o pó de café e o plantio do coentro diretamente no canteiro, em seguida foi realizada a transferência das mudas para os respectivos canteiros. Os alunos são responsáveis pelo tratamento das hortaliças regando-as diariamente. A colheita será realizada de acordo com a maturação de cada hortaliça. Mediante a proposta desenvolvida percebeu-se que a mesma despertou o interesse dos estudantes envolvidos, visto que o tema trabalhado está diretamente ligado com o cotidiano e isso por sua vez possibilitou aos estudantes entenderem que a Química encontra-se presente de maneira considerável em nosso dia a dia. Neste sentido, conclui-se que o projeto obteve êxito em todas as etapas do seu desenvolvimento e por isso idealiza-se a expansão do mesmo uma vez que a horta desenvolvida tratou-se apenas de uma amostragem devido à escassez hídrica em nossa cidade.