Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

HORTA ESCOLAR: UM INCENTIVO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: HORTA ORGÂNICA, ENSINO DE QUÍMICA, COTIDIANO, ESTUDANTES Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11690
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 430
    "inscrito_id" => 541
    "titulo" => "HORTA ESCOLAR: UM INCENTIVO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O ensino de Química nos dias atuais vem abordando de maneira considerável temas ligados ao meio ambiente que proporcionam ao professor a oportunidade de trabalhar em sala diversos assuntos que estão interligados ao cotidiano dos estudantes.  Assim, diante dos vários assuntos que podem ser abordados tem-se à horta, que possibilita a exploração de um leque de conteúdos. Neste sentido percebeu-se a importância de implantar uma horta orgânica no espaço escolar com o intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, dentre as quais foi dado ênfase a Química. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo incentivar o plantio de hortaliças no âmbito escolar sem o uso de agrotóxicos. Além disso, buscou-se trabalhar a Química Ambiental com os estudantes através de uma horta orgânica e promover uma atividade extraclasse com o intuito de garantir um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o trabalho foi realizado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, a princípio a turma foi dividida em seis grupos para realização de um levantamento referente ao assunto de hortaliças, dentre os quais estavam: plantio, colheita, maturação, tratamento, fertilizante e adubos. Cada grupo ficou responsável por pesquisar um ponto dentre os citados anteriormente e em seguida foi realizado um debate de maneira discursiva em relação aos pontos. Com a finalização da parte teórica, deu-se inicio a parte prática do projeto que consistiu no plantio das mudas de alface, couve e pimentão, na sequência foi feita a preparação do solo utilizando como adubo o pó de café e o plantio do coentro diretamente no canteiro, em seguida foi realizada a transferência das mudas para os respectivos canteiros. Os alunos são responsáveis pelo tratamento das hortaliças regando-as diariamente. A colheita será realizada de acordo com a maturação de cada hortaliça. Mediante a proposta desenvolvida percebeu-se que a mesma despertou o interesse dos estudantes envolvidos, visto que o tema trabalhado está diretamente ligado com o cotidiano e isso por sua vez possibilitou aos estudantes entenderem que a Química encontra-se presente de maneira considerável em nosso dia a dia. Neste sentido, conclui-se que o projeto obteve êxito em todas as etapas do seu desenvolvimento e  por isso idealiza-se a expansão do mesmo uma vez que a horta desenvolvida tratou-se apenas de uma amostragem devido à escassez hídrica em nossa cidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "HORTA ORGÂNICA, ENSINO DE QUÍMICA, COTIDIANO, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID541_31072015141239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA BATISTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "camilatkl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11690
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 430
    "inscrito_id" => 541
    "titulo" => "HORTA ESCOLAR: UM INCENTIVO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O ensino de Química nos dias atuais vem abordando de maneira considerável temas ligados ao meio ambiente que proporcionam ao professor a oportunidade de trabalhar em sala diversos assuntos que estão interligados ao cotidiano dos estudantes.  Assim, diante dos vários assuntos que podem ser abordados tem-se à horta, que possibilita a exploração de um leque de conteúdos. Neste sentido percebeu-se a importância de implantar uma horta orgânica no espaço escolar com o intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, dentre as quais foi dado ênfase a Química. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo incentivar o plantio de hortaliças no âmbito escolar sem o uso de agrotóxicos. Além disso, buscou-se trabalhar a Química Ambiental com os estudantes através de uma horta orgânica e promover uma atividade extraclasse com o intuito de garantir um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o trabalho foi realizado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, a princípio a turma foi dividida em seis grupos para realização de um levantamento referente ao assunto de hortaliças, dentre os quais estavam: plantio, colheita, maturação, tratamento, fertilizante e adubos. Cada grupo ficou responsável por pesquisar um ponto dentre os citados anteriormente e em seguida foi realizado um debate de maneira discursiva em relação aos pontos. Com a finalização da parte teórica, deu-se inicio a parte prática do projeto que consistiu no plantio das mudas de alface, couve e pimentão, na sequência foi feita a preparação do solo utilizando como adubo o pó de café e o plantio do coentro diretamente no canteiro, em seguida foi realizada a transferência das mudas para os respectivos canteiros. Os alunos são responsáveis pelo tratamento das hortaliças regando-as diariamente. A colheita será realizada de acordo com a maturação de cada hortaliça. Mediante a proposta desenvolvida percebeu-se que a mesma despertou o interesse dos estudantes envolvidos, visto que o tema trabalhado está diretamente ligado com o cotidiano e isso por sua vez possibilitou aos estudantes entenderem que a Química encontra-se presente de maneira considerável em nosso dia a dia. Neste sentido, conclui-se que o projeto obteve êxito em todas as etapas do seu desenvolvimento e  por isso idealiza-se a expansão do mesmo uma vez que a horta desenvolvida tratou-se apenas de uma amostragem devido à escassez hídrica em nossa cidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "HORTA ORGÂNICA, ENSINO DE QUÍMICA, COTIDIANO, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID541_31072015141239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA BATISTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "camilatkl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O ensino de Química nos dias atuais vem abordando de maneira considerável temas ligados ao meio ambiente que proporcionam ao professor a oportunidade de trabalhar em sala diversos assuntos que estão interligados ao cotidiano dos estudantes. Assim, diante dos vários assuntos que podem ser abordados tem-se à horta, que possibilita a exploração de um leque de conteúdos. Neste sentido percebeu-se a importância de implantar uma horta orgânica no espaço escolar com o intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, dentre as quais foi dado ênfase a Química. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo incentivar o plantio de hortaliças no âmbito escolar sem o uso de agrotóxicos. Além disso, buscou-se trabalhar a Química Ambiental com os estudantes através de uma horta orgânica e promover uma atividade extraclasse com o intuito de garantir um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o trabalho foi realizado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, a princípio a turma foi dividida em seis grupos para realização de um levantamento referente ao assunto de hortaliças, dentre os quais estavam: plantio, colheita, maturação, tratamento, fertilizante e adubos. Cada grupo ficou responsável por pesquisar um ponto dentre os citados anteriormente e em seguida foi realizado um debate de maneira discursiva em relação aos pontos. Com a finalização da parte teórica, deu-se inicio a parte prática do projeto que consistiu no plantio das mudas de alface, couve e pimentão, na sequência foi feita a preparação do solo utilizando como adubo o pó de café e o plantio do coentro diretamente no canteiro, em seguida foi realizada a transferência das mudas para os respectivos canteiros. Os alunos são responsáveis pelo tratamento das hortaliças regando-as diariamente. A colheita será realizada de acordo com a maturação de cada hortaliça. Mediante a proposta desenvolvida percebeu-se que a mesma despertou o interesse dos estudantes envolvidos, visto que o tema trabalhado está diretamente ligado com o cotidiano e isso por sua vez possibilitou aos estudantes entenderem que a Química encontra-se presente de maneira considerável em nosso dia a dia. Neste sentido, conclui-se que o projeto obteve êxito em todas as etapas do seu desenvolvimento e por isso idealiza-se a expansão do mesmo uma vez que a horta desenvolvida tratou-se apenas de uma amostragem devido à escassez hídrica em nossa cidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.