Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham esta visão distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas. Desta forma, verificam-se a necessidade da utilização de atividades alternativas para melhorar o ensino e a aprendizagem de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dessa disciplina nos currículos escolares. Pois a maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica e entediante para a maioria dos alunos, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Os alunos podem fazer uso do laboratório em diversas atividades relacionadas ao conteúdo da disciplina, podendo trabalhar com substâncias químicas e diferentes equipamentos, participando ativamente do processo de aprendizagem mediadas pelo professor. Este trabalho teve como objetivo ensinar a disciplina de química através de aulas experimentais, fazendo o uso constante do laboratório, de modo que possibilite uma maior motivação aos alunos pela disciplina e aprendizado. Esta ideia de experimentação no ensino de química tenta desmistificar conceitos utilizados no ensino de química por professores e alunos, contextualizar os conteúdos de química e capacitar o aluno a estabelecer analogias simples entre a teoria dos conteúdos e seu cotidiano. O seguinte trabalho foi desenvolvido com as turmas da 2ª série do ensino do turno integral da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N no bairro do Severino Cabral da cidade de Campina Grande com apoio pedagógico do PIBID/UEPB/CAPES. A execução deste trabalho se concentra na realização de pesquisas em livros, jornais, artigos, revistas, profissionais da área, internet, aulas teóricas e práticas experimentais. Inicialmente foi apresentado um questionário de investigação com os alunos sobre o interesse destes pela disciplina de química, assim como a metodologia utilizada para o estudo da mesma e em seguida foi elaborado um cronograma estabelecendo a ordem dos conteúdos da disciplina a ser trabalhado e as oficinas a serem executadas. Após cada oficina realizada os alunos apresentavam um relatório de acordo com o tema trabalhado. Deste modo, a atividade experimental proporcionou ao professor abordar alguns dos conteúdos de química que muitas vezes é de difícil compreensão. A metodologia empregada permitiu ao professor e alunos reestruturarem suas concepções sobre ensino e aprendizagem no ensino de química, compreendendo de forma mais clara e objetiva os conteúdos da disciplina. Os resultados desde trabalho revelam o sucesso e eficiência de práticas experimentais no ensino de química, incentivando o professor a quebrar sua cultura de pré-conceitos e comodismos e propor a continuidade de diferentes práticas pedagógicas. O presente trabalho foi uma tarefa árdua, mas que trouxe grandes conquistas e resultados para os alunos, encorajando-os na participação de suas ações, visto que foram os próprios alunos que se aventuraram além do estudo da matéria do assunto específico até as considerações mais alargadas de ciência, tecnologia e sociedade.