O presente artigo é resultado das intervenções realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, na E.E.E.M.I. Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Tais intervenções foram planejadas para procurar transformar o ensino da Geografia, em que a análise do espaço geográfico ainda ocorre de maneira superficial, fragmentada e estática, imprimindo uma multiplicidade de enfoques sem interligações com cotidiano, e com outras áreas do conhecimento, acarretando desprestígio e fixando o papel no currículo de disciplina de segunda categoria, haja vista que as metodologias arraigadas ao tradicional contribuem para acentuar essas problemáticas. Nesta perspectiva, as práticas interdisciplinares procuram desenvolver o conhecimento sistematizado dos conteúdos abordados, por isso a Geografia escolar vem buscando desenvolver metodologias que instiguem nos discentes a capacidade de compreensão das transformações socioespaciais, a partir do espaço de vivência, a partir de um trabalho de conexão da disciplina de Geografia com a de Língua Portuguesa, utilizando-se o gênero textual História em Quadrinhos. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como as práticas interdisciplinares contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. A pesquisa obedeceu as seguintes fases: escolha das turmas a serem trabalhadas, em seguida, aplicação de um questionário para a compreensão das reais necessidades dos discentes, posteriormente, a apresentação do projeto de intervenção aos mesmos e, pôr fim, a execução do projeto, com práticas interdisciplinares com a disciplina Língua Portuguesa. Os resultados demonstraram que os discentes conseguiram desenvolver a capacidade de compreensão das transformações espaciais em diferentes escalas, ressaltando a categoria Paisagem, não mais numa perspectiva estática, e sim em processos constantes de transformações, de acordo com as necessidades do capital, ressaltando as problemáticas deste processo. Por fim, avalia-se positivamente o diálogo com a língua portuguesa, na perspectiva interdisciplinar.