Este trabalho tem o objetivo de contribuir com uma investigação a cerca da proposta pedagógica do Ensino de História para Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos tempos o ensino dessa disciplina tem buscado romper com as práticas tradicionais, entre elas: a que propõem o ensino da História dos grandes personagens políticos, religiosos e militares e a reprodutora de conteúdos expostos em livros didáticos. Entende-se definitivamente que esse modelo impede que o estudante tenha uma visão crítica sobre o seu fazer Histórico e o da humanidade. Para tanto é necessário uma retomada investigativa a respeito do que vem a ser uma disciplina escolar, bem como, do processo Histórico que envolve a formação dos seus conteúdos e métodos e a realização de uma análise crítica dos subsídios teórico-metodológicos utilizados na ação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho contribui com uma reflexão sobre a concepção de disciplina escolar e dos saberes que a constitui, essa discussão parte das ideias estabelecidas por alguns teóricos Europeus. Em seguida faz uma breve abordagem histórica dos embates políticos e sociais que estão por trás da formulação dos conteúdos e dos métodos da disciplina de História. Por fim, reflete sobre a proposta curricular contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História nas Séries Iniciais e sobre a contribuição dessa proposta para o processo de alfabetização do aluno.