ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11657 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 1113 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de contribuir com uma investigação a cerca da proposta pedagógica do Ensino de História para Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos tempos o ensino dessa disciplina tem buscado romper com as práticas tradicionais, entre elas: a que propõem o ensino da História dos grandes personagens políticos, religiosos e militares e a reprodutora de conteúdos expostos em livros didáticos. Entende-se definitivamente que esse modelo impede que o estudante tenha uma visão crítica sobre o seu fazer Histórico e o da humanidade. Para tanto é necessário uma retomada investigativa a respeito do que vem a ser uma disciplina escolar, bem como, do processo Histórico que envolve a formação dos seus conteúdos e métodos e a realização de uma análise crítica dos subsídios teórico-metodológicos utilizados na ação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho contribui com uma reflexão sobre a concepção de disciplina escolar e dos saberes que a constitui, essa discussão parte das ideias estabelecidas por alguns teóricos Europeus. Em seguida faz uma breve abordagem histórica dos embates políticos e sociais que estão por trás da formulação dos conteúdos e dos métodos da disciplina de História. Por fim, reflete sobre a proposta curricular contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História nas Séries Iniciais e sobre a contribuição dessa proposta para o processo de alfabetização do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "SÉRIES INICIAIS, ENSINO, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID1113_29062015223146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONE MARIA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "IVONE GOMES" "autor_email" => "brigadacaruaru-pe@bol.com" "autor_ies" => "FAFICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11657 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 1113 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de contribuir com uma investigação a cerca da proposta pedagógica do Ensino de História para Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos tempos o ensino dessa disciplina tem buscado romper com as práticas tradicionais, entre elas: a que propõem o ensino da História dos grandes personagens políticos, religiosos e militares e a reprodutora de conteúdos expostos em livros didáticos. Entende-se definitivamente que esse modelo impede que o estudante tenha uma visão crítica sobre o seu fazer Histórico e o da humanidade. Para tanto é necessário uma retomada investigativa a respeito do que vem a ser uma disciplina escolar, bem como, do processo Histórico que envolve a formação dos seus conteúdos e métodos e a realização de uma análise crítica dos subsídios teórico-metodológicos utilizados na ação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho contribui com uma reflexão sobre a concepção de disciplina escolar e dos saberes que a constitui, essa discussão parte das ideias estabelecidas por alguns teóricos Europeus. Em seguida faz uma breve abordagem histórica dos embates políticos e sociais que estão por trás da formulação dos conteúdos e dos métodos da disciplina de História. Por fim, reflete sobre a proposta curricular contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História nas Séries Iniciais e sobre a contribuição dessa proposta para o processo de alfabetização do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "SÉRIES INICIAIS, ENSINO, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID1113_29062015223146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONE MARIA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "IVONE GOMES" "autor_email" => "brigadacaruaru-pe@bol.com" "autor_ies" => "FAFICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }