MATEMÁTICA PITAGÓRICA: APRENDENDO DE UM JEITO DIFERENTE
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1162 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 770 "titulo" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA: APRENDENDO DE UM JEITO DIFERENTE" "resumo" => "Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (PCN/Matemática, p. 47-48), sendo estes alguns dos objetivos possíveis de serem alcançados com a proposta pedagógica disposta neste trabalho, sobre o Teorema de Pitágoras, que se utilizará de diversos materiais didáticos e metodologias para alcançar a aprendizagem dos alunos, por meio da sequência: mostrando ao alunado uma utilidade prática e atualizada do Teorema de Pitágoras (polegadas dos televisores); Qual a necessidade que levou Pitágoras a desenvolver este Teorema (um breve relato histórico); algumas demonstrações deste Teorema e de outros também desenvolvidos pelos Pitagóricos (possibilitando aos estudantes entender todo o processo e não ser apenas espectadores e posteriormente utilitários); Sugestão de atividades (para a prática dos novos conceitos apresentados) e Apresentação dos sólidos regulares (também muito utilizados pelos Pitagóricos, fazendo a sua relação com cálculos de áreas e volumes, além de trazer sugestões de como utilizá-los na prática de sala de aula). Salientando que segundo House (p. 234, 1997) ao engajar os alunos em processos como o apresentado, os mesmos poderão identificar e selecionar informações, buscar padrões, relações e generalizações, formular planos e procedimentos, integrar e empregar conceitos e habilidades aprendidos previamente, e estender seu conhecimento a novas situações. Além de possibilitar ao aluno o acesso ao efetivo processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_770.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA MARINHO DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MARINHO" "autor_email" => "andreamarinhodemelo@yahoo" "autor_ies" => "FABEJA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1162 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 770 "titulo" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA: APRENDENDO DE UM JEITO DIFERENTE" "resumo" => "Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (PCN/Matemática, p. 47-48), sendo estes alguns dos objetivos possíveis de serem alcançados com a proposta pedagógica disposta neste trabalho, sobre o Teorema de Pitágoras, que se utilizará de diversos materiais didáticos e metodologias para alcançar a aprendizagem dos alunos, por meio da sequência: mostrando ao alunado uma utilidade prática e atualizada do Teorema de Pitágoras (polegadas dos televisores); Qual a necessidade que levou Pitágoras a desenvolver este Teorema (um breve relato histórico); algumas demonstrações deste Teorema e de outros também desenvolvidos pelos Pitagóricos (possibilitando aos estudantes entender todo o processo e não ser apenas espectadores e posteriormente utilitários); Sugestão de atividades (para a prática dos novos conceitos apresentados) e Apresentação dos sólidos regulares (também muito utilizados pelos Pitagóricos, fazendo a sua relação com cálculos de áreas e volumes, além de trazer sugestões de como utilizá-los na prática de sala de aula). Salientando que segundo House (p. 234, 1997) ao engajar os alunos em processos como o apresentado, os mesmos poderão identificar e selecionar informações, buscar padrões, relações e generalizações, formular planos e procedimentos, integrar e empregar conceitos e habilidades aprendidos previamente, e estender seu conhecimento a novas situações. Além de possibilitar ao aluno o acesso ao efetivo processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_770.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA MARINHO DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MARINHO" "autor_email" => "andreamarinhodemelo@yahoo" "autor_ies" => "FABEJA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }