FRAÇÕES: INVESTIGAÇÃO COM UM GRUPO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1201 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "FRAÇÕES: INVESTIGAÇÃO COM UM GRUPO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo verificar os conhecimentos de um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o número fracionário abordando seus diferentes significados em diferentes contextos. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre o número fracionário com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, este estudo responde a seguinte questão: quais os conhecimentos acerca dos números fracionários, alunos dos anos iniciais adquiriram durante os primeiros anos de escolarização? A metodologia adotada para esta investigação foi o estudo de caso na abordagem qualitativa através de diferentes instrumentos de investigação: atividades com materiais manipulativos, atividades escritas com questões envolvendo os diferentes significados e entrevista individual e coletiva. Esta pesquisa está fundamentada nos estudos referentes à fração de Nunes e et al ( 1997) e (2005), Toledo e et al. ( 1997) , Walle ( 2009), Silva ( 2005) que se dedicaram a esclarecer equívocos cometidos sobre o desenvolvimento desse importante conteúdo matemático no Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "FRAÇÕES, NÚMERO FRACIONÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE RAMOS DA ROCHA LINS" "autor_nome_curto" => "ELIANE RAMOS" "autor_email" => "eliane.rrl@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1201 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "FRAÇÕES: INVESTIGAÇÃO COM UM GRUPO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo verificar os conhecimentos de um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o número fracionário abordando seus diferentes significados em diferentes contextos. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre o número fracionário com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, este estudo responde a seguinte questão: quais os conhecimentos acerca dos números fracionários, alunos dos anos iniciais adquiriram durante os primeiros anos de escolarização? A metodologia adotada para esta investigação foi o estudo de caso na abordagem qualitativa através de diferentes instrumentos de investigação: atividades com materiais manipulativos, atividades escritas com questões envolvendo os diferentes significados e entrevista individual e coletiva. Esta pesquisa está fundamentada nos estudos referentes à fração de Nunes e et al ( 1997) e (2005), Toledo e et al. ( 1997) , Walle ( 2009), Silva ( 2005) que se dedicaram a esclarecer equívocos cometidos sobre o desenvolvimento desse importante conteúdo matemático no Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "FRAÇÕES, NÚMERO FRACIONÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE RAMOS DA ROCHA LINS" "autor_nome_curto" => "ELIANE RAMOS" "autor_email" => "eliane.rrl@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }