FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE SOBRE AS FASES DA LUA: UMA PROPOSTA COM CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114470 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7984 "inscrito_id" => 16604 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE SOBRE AS FASES DA LUA: UMA PROPOSTA COM CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS" "resumo" => "A Astronomia é uma ciência antiga, presente no currículo da educação básica e aguardada pelos educandos. No entanto, a abordagem de conceitos astronômicos nas salas de aulas é carreada de problemas, sobretudo na perpetuação de concepções errôneas em diversos conteúdos da Astronomia e o escasso desenvolvimento de atividades metodológicas práticas e contextualizadoras. Assim, cursos de formação continuada no âmbito do ensino de Astronomia são aguardados pelos docentes da educação básica. Neste sentido, o presente texto vem relatar a investigação decorrida de um curso de formação continuada de professores sobre conceitos relativos ao sistema Terra-Lua e as fases lunares. O mesmo aconteceu em meio a ocorrência da pandemia Covid-19 e foi proposta e realizada com um grupo de professores da região centro-sul do estado paranaense e aconteceu por meio do ensino remoto, utilizando-se de plataformas digitais de comunicação. Mesmo de forma online, foi realizada a apresentação, estudo e construção de modelos didáticos relacionados as fases lunares e abordagem em escala do sistema Terra e Lua. Modelos didáticos que mesmo adaptados de outras referências são inovadores e podem contribuir para a aprendizagem em Astronomia. Com relação a coleta de dados desta investigação, foram realizadas a observação participante e o uso de um questionário, o qual após analisado revelou que os conteúdos abordados e a estratégia de uso de modelos didáticos se mostraram eficientes na opinião dos participantes. Ressalta-se ainda que esta formação é importante pela própria ausência de propostas em relação ao tema da Astronomia, mesmo que esta ciência e seus conceitos são amplamente abordadas nos currículos da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16604_TB7984_28102024211322.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON GIOVANI TROGELLO" "autor_nome_curto" => "trogello" "autor_email" => "trogello@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114470 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7984 "inscrito_id" => 16604 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE SOBRE AS FASES DA LUA: UMA PROPOSTA COM CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS" "resumo" => "A Astronomia é uma ciência antiga, presente no currículo da educação básica e aguardada pelos educandos. No entanto, a abordagem de conceitos astronômicos nas salas de aulas é carreada de problemas, sobretudo na perpetuação de concepções errôneas em diversos conteúdos da Astronomia e o escasso desenvolvimento de atividades metodológicas práticas e contextualizadoras. Assim, cursos de formação continuada no âmbito do ensino de Astronomia são aguardados pelos docentes da educação básica. Neste sentido, o presente texto vem relatar a investigação decorrida de um curso de formação continuada de professores sobre conceitos relativos ao sistema Terra-Lua e as fases lunares. O mesmo aconteceu em meio a ocorrência da pandemia Covid-19 e foi proposta e realizada com um grupo de professores da região centro-sul do estado paranaense e aconteceu por meio do ensino remoto, utilizando-se de plataformas digitais de comunicação. Mesmo de forma online, foi realizada a apresentação, estudo e construção de modelos didáticos relacionados as fases lunares e abordagem em escala do sistema Terra e Lua. Modelos didáticos que mesmo adaptados de outras referências são inovadores e podem contribuir para a aprendizagem em Astronomia. Com relação a coleta de dados desta investigação, foram realizadas a observação participante e o uso de um questionário, o qual após analisado revelou que os conteúdos abordados e a estratégia de uso de modelos didáticos se mostraram eficientes na opinião dos participantes. Ressalta-se ainda que esta formação é importante pela própria ausência de propostas em relação ao tema da Astronomia, mesmo que esta ciência e seus conceitos são amplamente abordadas nos currículos da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16604_TB7984_28102024211322.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON GIOVANI TROGELLO" "autor_nome_curto" => "trogello" "autor_email" => "trogello@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }